Cinemas em Rede apresenta três curtas de Sofia Federico

O projeto Cinemas em Rede apresenta nesta terça, 8, três curtas metragens da cineasta baiana Sofia Federico, no Cinema SaladeArte da UFBA, que foram premiados em vários festivais do Brasil. A exibição de Vermelho Rubro do Céu da Boca, Cega Seca e Caçadores de Saci, começa a partir das 19 h e será seguido de um bate papo com a diretora. O evento tem entrada franca.

Vermelho Rubro do Céu da Boca conta a história de um homem maduro preso a lembranças do passado e uma jovem cheia de esperanças (duração: 18 minutos) Cega Seca aborda a vida de um sertanejo que, para sustentar a família, vende pássaros cantores. Para melhorar a qualidade do canto e aumentar o valor de venda, o homem cega os pássaros (duração: 23 minutos). Caçadores de Saci narra a história de um família cuja chácara é assombrada por fatos extraordinários, como ovos que nunca chocam, pipocas que nunca arrebentam e o leite que sempre azeda (duração: 13 minutos).

Sofia Federico formou-se em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFBA e, desde 1995, atua no setor audiovisual, tendo no currículo a assistência de dreção no filme Jardim das Folhas Sagradas, de Pola Ribeiro. Entre 2007 e 2012 esteve à frente da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e atualmente é roteirista, co-diretora e cinegrafista da série Jazz na Madrugada que vai ao ar pela TVE Bahia todas as sextas e sábados.

O Projeto Cinemas em Rede é uma iniciativa de compartilhamento e difusão de conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Quatro Instituições participam desta fase piloto do Projeto: a UFRGS (Cinema Universitário- Sala Redenção); USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes -ECA); UFBA (Saladearte Cinema da UFBA) e a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, no Recife.

Segundo a coordenadora do projeto na UFBA, Elisabete Barbosa, um dos principais  objetivos do projeto é reforçar e divulgar conteúdos produzidos também dentro da academia em termos de cinema e audiovisual é um dos maiores objetivos do projeto Cinemas em Rede e da UFBA.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *