Debate sobre democracia em tempos de crise acontece na Reitoria da UFBA

Nos 40 anos do AI-5, temas como produção do conhecimento, ativismo e influência das religiões nas últimas eleições estarão presentes

Por Kalú Santana

No dia 13 de dezembro a UFBA sediará o debate “Resistir e Esperançar: Diálogos sobre democracia em tempos de crise”, às 17h, na Reitoria, com entrada gratuita. Na data do evento completam-se 40 anos da assinatura do Ato Institucional nº5 (o AI-5), que retirou liberdades civis e autorizou a fase mais violenta da repressão, durante a ditadura militar.

Como convidados estão Rosane Borges, escritora e jornalista, articulista da revista Carta Capital, João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Lusmarina Garcia, teóloga e ativista dos direitos humanos e Marizelha Lopes, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais. O debate será mediado pelo filósofo e reitor da UFBA, João Carlos Salles.

O debate será guiado por três pautas: “liberdade de expressão e produção do conhecimento”, “ativismo e movimentos sociais” e o “avanço do fundamentalismo religioso e a influência da religião nas eleições”. A proposta é de promover uma reflexão que direcione para um horizonte de esperança e resistência, analisando, também, o contexto contemporâneo.

O evento é uma ação conjunta entre a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) e a UFBA. Contando, também, com o apoio da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong).  

Serviço:

Evento: “Resistir e Esperançar: Diálogos sobre democracia em tempos de crise”

Quando: 13 de dezembro, às 17h

Onde: Reitoria da UFBA (Rua Augusto Viana, s/n – Palácio da Reitoria, Canela, Salvador)

Entrada: Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *