“Diálogos Independentes”: Escritoras baianas lançam projeto que une literatura, audiovisual e interpretação

O encontro, que acontece no dia 13 de dezembro, traz vídeos-entrevistas e vídeos-poesias em torno de cinco autoras da região

Louise Queiroz (17) (2)Foto: Divulgação

Acontece nesta quarta-feira, 13, às 19h, na Casa Rosa, Rio Vermelho, um encontro para celebrar o lançamento do projeto “Diálogos Independentes: Escritoras Baianas”. Idealizado por Larissa Lacerda, o projeto une literatura, audiovisual e interpretação para contribuir com a visibilidade de uma potente cena literária que é produzida no estado na atualidade. Os episódios vão ao ar no canal de YouTube – Diálogos Independentes ao longo do mês de dezembro. 

Por meio de entrevistas cinco escritoras – Adriele do Carmo, Amanda Julieta, Dedê Fatumma, Lorena Grisi e Louise Queiroz – tratam de temas variados que se cruzam nas pautas de artes, feminismos e independência. Além disso, o projeto conta ainda com vídeos-poesias, protagonizados pela própria Larissa, que interpreta trechos de obras das convidadas.  

Artista-pesquisadora, lésbica, Larissa Lacerda é de fato muitas em uma só: atua como criadora audiovisual, diretora, iluminadora, atriz e cantora. Mestre em Artes Cênicas, bacharel em Direção Teatral e licenciada em Letras Vernáculas, tem como característica fundamental o seu olhar múltiplo para as artes. Neste projeto, ela assina concepção, direção, roteiro, apresentação, direção de fotografia, montagem e captação de imagem e som. Junto com ela, uma equipe só de mulheres realiza gestão, produção, assistência, trilha sonora, identidade visual e comunicação, com realização da Dimenti Produções Culturais.

De diferentes trajetórias e experiências, o quinteto de entrevistadas demonstra a diversidade e a qualidade da literatura produzida por mulheres no estado, a partir de uma ética decolonial, com coragem e autonomia para trabalhar temas como infância, representatividade negra, lesbianidade, solidão e a independência da mulher na sociedade contemporânea. Suas existências, e de toda a rede feminista nas artes, são fundamentais para romper com estereótipos e promover narrativas e realidades mais inclusivas, diversas e democráticas.

Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

 

As escritoras

Adriele do Carmo é pós-graduanda em Comunicação e Diversidades Culturais. Participou de antologias, escreveu o livro “Guarda-Versos: palavras que não pude calar” e organizou a coletânea “Erótica: Versos Lésbicos” (Tucum, 2022), que reúne 80 poetas lésbicas. 

Amanda Julieta, autora do livro “Dandara” (Paralelo13S, 2021), é jornalista e pesquisadora literária, mestra e doutoranda em Literatura e Cultura, em que estuda performances de autoras negras nas batalhas de poesia. 

Dedê Fatumma é percussionista, poeta, ativista sapatão, escritora, assistente social e mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gêneros e Feminismos. Escreveu “Lesbiandade”, da coleção Feminismos Plurais (Jandaíra, 2023). 

Lorena Grisi é graduada em Letras Vernáculas, tem textos publicados em várias coletâneas e revistas e é autora do livro de poemas “Exercícios físicos” (Paralelo13S, 2021). 

Louise Queiroz também tem graduação em Letras, tem poemas inseridos em coletâneas e já lançou os livros “Girassóis estendidos na chuva” (Paralelo13s, 2019), “Kwame: a menina de vento e água” (Paralelo13s, 2023) e “Gonzo” (Ogum’s Toques Negros, 2023).

Dedê Fatumma (8) (1)Foto: Divulgação

 

Diálogos Independentes: Escritoras Baianas: 

Encontro de lançamento

Com: Larissa Lacerda, Adriele do Carmo, Amanda Julieta, Dedê Fatumma, Lorena Grisi e Louise Queiroz

Quando: 13 de dezembro de 2023 (quarta-feira), 19h

Onde: Casa Rosa (Praça Colombo, 106 – Rio Vermelho – Salvador, Bahia)

Quanto: Gratuito

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *