Nova edição do AÚ acontece na Praça das Artes

A atividade é uma realização da PROEXT e nesta edição reúne o Mestre Curió e do compositor Walmir Lima  

Por Greice Mara

 

No próximo dia 14, quarta-feira, a PROEXT promove mais uma edição do AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira. O evento tem início às 15:30 horas e ocorre na Praça das Artes, no campus de Ondina. O evento  integra o Programa Desfronteiras e, nesta edição, os convidados são Mestre Curió e o compositor Walmir Lima.

AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira  trata-se de um conjunto de ações continuadas na área de capoeira promovidas pela PROEXT, a partir de um grupo de trabalho formado pelos professores Pedro Abib, Mestra Janja, Guilherme Bertissolo, e  Paulo Magalhães, com apoio técnico de Deivison Santos (Dentinho).

Convidados

Mestre Curió | Nascido na Paraíba e criado em Santo Amaro da Purificação, Jaime Martins dos Santos, o então Curiozinho, herdou da sua família o dom da Capoeira. Em 1968, após experiências com outras lutas marciais (karatê, luta livre e boxe), passa a frequentar o Centro Esportivo de Capoeira Angola do Mestre Vicente Ferreira Pastinha, no Pelourinho. A partir de então, após o reconhecimento público como Mestre, ele cria a Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió, em 1971. Mestre Curió tem seu trabalho reconhecido no mundo inteiro sendo condecorado como Embaixador da Cultura Brasileira na ONU e tendo recebido o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do México, dentre inúmeros títulos e menções honrosas, de uma vida dedicada a Capoeira Angola. Atualmente Mestre Curió dá aulas na suas escolas no Pelourinho e no Forte da Capoeira em Salvador.

Walmir Lima | Nascido no bairro do Tororó em Salvador. Seu pai, Carlos Lima era maestro e dono da Orquestra Bahia Serenaders, sendo em sua época um dos grandes animadores de bailes da Bahia. Foi nesse clima musical que se deu a formação do futuro do sambista. Desde muito cedo Walmir Lima demonstrou o seu talento artístico e em 1954 compõe sua primeira música, Sem o seu amor, apresentada como uma das concorrentes do concurso de carnaval promovido pela prefeitura de Salvador e defendida pela jovem cantora Lina Ferreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *