Encontro vai debater patrimônio científico nacional será realizado na UFBA

Será debatido com o público os motivos que levaram a degradação do Museu Nacional e questões de preservação do patrimônio nacional  

Por Lua Gama

Para refletir e analisar o contexto político-econômico que levou ao incêndio que destruiu o Museu Nacional será realizado o encontro O Desmonte da Educação Na Antropologia: Um Debate Para O Enfrentamento Coletivo. O evento acontece no próximo dia 19.

O bate-papo será às 9h, no auditório Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), no campus de São Lázaro, na UFBA.

Esse encontro tem como proposta refletir com toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil sobre este recente episódio, bem como discutir outras tragédias anunciadas que já aconteceram nesse mesmo âmbito em nosso país.

O evento também tem como objetivo estimular o pensamento crítico do público sobre como o Estado brasileiro está lidando com a política de educação, pesquisa, salvaguarda do patrimônio de valor histórico, artístico, científico nacional, baiano e o da universidade.

Considerado como um dos mais importantes institutos de pesquisa e mantenedora de acervos nas nas áreas de museologia, arqueologia, antropologia, botânica, paleontologia e botânica, o Museu Nacional situado na capital do Rio de Janeiro, sofreu um incêndio no início do mês passado.

A instituição vinha sofrendo com falta de recursos do governo, tinha sinais de má conservação e não contava com uma brigada de incêndio. Essas condições precárias contribuíram para a destruição de boa parte do local causada pelo fogo.

O encontro é gratuito e aberto ao público. A inscrição poderá ser feita na hora do evento. Quem comparecer, terá direito a um certificado de participação. Este bate-papo é fruto de uma ação conjunta entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA e os discentes do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *