Encontro na UFBA debate os caminhos do Teatro do Oprimido

Evento vai acontecer de 6 a 11 de agosto; as inscrições podem ser feitas pelo site

Por Ícaro Lima

A UFBA será palco, entre os dias 6 e 11 de agosto, da 7ª edição das Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (Jitou) que, neste ano, tem como tema “Redes, Luta … Ação! – Boal, Presente!”. O evento acadêmico internacional é voltado para estudantes, professores, pesquisadores, artistas e artivistas do Brasil e de outros países. 

O objetivo é disseminar estudos e pesquisas, intercâmbio artístico e aperfeiçoamento em práticas ativistas/pedagógicas que utilizem a metodologia do Teatro do Oprimido, criada pelo diretor e dramaturgo brasileiro Augusto Boal.

Programação
Diversas atividades irão compor durantes os seis de evento. Haverá mesas de debates com discussões sobre “Teatro do oprimido e o teatro político”, “Teatro do oprimido e universidade” e “Teatro do oprimido na escola”. Serão realizadas conferências, minicursos, comunicações orais, apresentações artísticas de Teatro Fórum e lançamento de livros.

Além disso, o público poderá assistir a palestras, espetáculos, e também participar de oficinas e rodas de conversas, que acontecerão tanto na UFBA, no campus de Ondina, como na ocupação Manuel Faustino, no Subúrbio Ferroviário, onde também será oferecido um almoço, no domingo (11). Outras apresentações ocorrerão em um quilombo no município de São Francisco do Conde.

 

A página com a programação completa e o formulário de inscrição podem ser acessados clicando aqui

O projeto
As Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (Jitou) têm como objetivo articular ações em redes com o intuito de difundir um panorama do vasto campo multidisciplinar do Teatro do Oprimido, fazendo público e palestrantes terem oportunidades de trocar experiências estéticas e políticas. Além disso, o evento vai proporcionar um ambiente de diálogo entre pessoas de vários países, criando diversidade de olhares e de reflexões sobre experiências políticas e artísticas em torno da constituição de rede de luta.

O encontro é uma parceria entre o O Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO), o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) através do grupo de pesquisa DRAMATIS/GIPE-CIT/, a Faculdade de Educação (FACED), e o Centro de Teatro do Oprimido (CTO), além de outros grupos de difusão e de multiplicação da obra de Augusto Boal.

Serviço
O que é: Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (Jitou)
Quando: 6 a 11 de agosto
Onde: Universidade Federal da Bahia, campus de Ondina
Como participar: Inscrições pelo site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *