Exposição que homenageia os 35 anos do Balé Folclórico da Bahia entra em cartaz em 22/08

A exposição interativa “O Olhar do Tempo”, será aberta no dia 22 de agosto, data em que se celebra o Dia Internacional do Folclore

No dia 22 de agosto, às 18h, em comemoração aos 35 anos do Balé Folclórico da Bahia, será inaugurada a exposição interativa “O Olhar do Tempo”. O evento, que acontecerá no Foyer da Sala Principal do Teatro Castro Alves, irá proporcionar uma imersão na história e trajetória dessa renomada companhia de dança folclórica. 

Com curadoria e projeto expográfico de Rose Lima e Fritz Zehnle, a mostra reunirá fotos, textos, prêmios, figurinos, cartazes e programas das turnês mundiais realizadas pela companhia. Através de elementos visuais, sonoros e audiovisuais, o público terão a oportunidade de escutar os áudios das principais coreografias do BFB, que serão reproduzidas em telões projetados no local. 

A exposição é uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBa). Não perca a oportunidade de participar dessa celebração cultural e conhecer mais sobre o Balé Folclórico da Bahia. O evento ficará disponível até o dia 1º de outubro, de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Legado e Futuro

Há 35 anos, um grupo de apaixonados pela cultura e tradições da Bahia uniu-se para dar vida a uma das instituições culturais mais importantes do Brasil – O Balé Folclórico da Bahia – BFB. Ao longo de quase quatro décadas, o BFB tem encantado platéias nacionais e internacionais com suas performances vibrantes e emocionantes, promovendo e preservando a história cultural baiana. 

O Balé Folclórico da Bahia foi fundado em 1988 pelos bailarinos e coreógrafos Walson (Vavá) Botelho e Ninho Reis, tiveram a visão de criar uma companhia de dança dedicada a apresentar o rico legado cultural da Bahia por meio da dança, música e canto. Desde o início, o objetivo era preservar as tradições folclóricas, que são uma parte vital da identidade da Bahia.

Rapidamente o grupo ganhou destaque, graças a sua abordagem inclusiva das diferentes manifestações artístico-culturais da Bahia. Suas  performances incorporam uma ampla gama de estilos, incluindo o samba de roda, o candomblé, a capoeira e outras expressões artísticas únicas. A companhia de dança também se comprometeu a trabalhar com artistas locais e a aprender com os mestres das tradições folclóricas, garantindo a confiança e a fidelidade de suas apresentações. 

Reconhecimento e Impacto social 

Com o passar dos anos, o Balé Folclórico da Bahia conquistou respeito e reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior. Suas turnês internacionais levaram as tradições culturais baianas a palcos de todo o mundo, cativando públicos de diversas nacionalidades. A companhia também foi agraciada com diversos prêmios e honrarias por sua contribuição à cultura e à arte. 

Além de suas apresentações espetaculares, o BFB também está comprometido com a educação e o impacto social. Por meio de programas de capacitação, oficinas e projetos comunitários, o grupo tem desempenhado um papel importante na formação de jovens talentos e na promoção da inclusão social. 

Em um mundo em constante mudança, o BFB é um exemplo notável de como a arte e a cultura podem transcender fronteiras e unir as pessoas por meio de uma linguagem universal. Sua dedicação à fidelidade, sua paixão pela dança e seu compromisso com a educação demonstram que a arte pode ser um poderoso veículo para a mudança social e a preservação da identidade cultural. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *