Filme A Matriarca, do diretor baiano Lula Oliveira, será exibido na Sala de Arte Cinema da UFBA

O filme de longa metragem A Matriarca, do diretor baiano Lula Oliveira, será exibido na Sala de Arte Cinema da UFBA, no próximo dia 08 de maio (segunda-feira), às 9h da manhã para os estudantes, professores e toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia. A Matriarca é uma produção baiana ainda inédita no circuito comercial de cinema.

A Matriarca narra a estória de uma família que vive distante no tempo e no espaço e resolve se reencontrar para comemorar o aniversário de 90 anos da matriarca da família. Só que no dia da festa, ela morre. A morte da matriarca dispara uma série de acontecimentos que fazem revelar segredos e mistérios que rondam a estória dessa família. A produção foi realizada na região do baixo sul da Bahia, mais precisamente, nos municípios de Valença e Cairu. Produzido pela DocDoma Filmes, a película cinematográfica tem sua equipe de profissionais formada por profissionais baianos.

WhatsApp Image 2023-05-03 at 17.31.53 (1)
Imagem: Divulgação. Cenas do filme A Matriarca.

Atores baianos como Jackyson Costa, Aicha Marques, Caco Moteiro, Analu Tavares, Evelin Buchegger, Luciana Souza, Gil Teixeira, Sonia Leite, Hilton Cobra, Loia Fernandes, Rodrigo Lélis, Jonas Laborda, Eva Lima, Barbara Borga Alba Cristina e Flavia Fonseca. O filme também contou com a participação especial de Vinicius Oliveira (Central do Brasil), Fátima Mendonça, da cantora Mariela Santiago e da atriz francesa Lucile Prement.

A exibição tem caráter de uma atividade acadêmica e conta com o apoio do Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade (PosCultura) do IHAC/UFBA, da UFBA e da Pró Reitoria de Extensão da UFBA. Lula Oliveira atualmente é mestrando do IHAC, no Programa de Cultura e Sociedade e integrante do grupo de pesquisa Logos da UFBA.

Imagem: Divulgação. Cenas do filme A Matriarca.
Imagem: Divulgação. Cenas do filme A Matriarca.

O projeto da produção audiovisual foi financiado com recursos da Agencia Nacional de Cinema – Ancine através do Fundo Setorial do Audiovisual –FSA, CredCesta e Governo do Estado da Bahia. Também contou com o apoio das prefeituras municipais de Valença, Nilo Peçanha e  Cairu.

Sobre o diretor:

Lula Oliveira é um jornalista e cineasta baiano. Ele já foi Presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (2008), Chefe da Representação do Ministério da Cultura (2012), Coordenador de Difusão e Formulação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (2016) e é sócio da produtora DocDoma Filmes.

Imagem: Divulgação. De camisa branca o diretor Lula de Oliveira.
Imagem: Divulgação.
De camisa branca o diretor Lula Oliveira.

Realizou diversos vídeos independentes em meados dos anos 90 (Morrão! O Tocador de Ilusões; Perto do Fogo; Meninos Ambulantes; A Fronteira do Invisível), foi aAssistente de direção nos filmes Três Histórias da Bahia ( Sérgio Machado, Araripe Júnior, Edyala Yglesias); Eu me Lembro ( Edgard Navarro); Jardim das Folhas Sagradas ( Pola Ribeiro); Cidade das Mulheres ( Lázaro Faria).

Roteirizou e dirigiu os curtas metragens Horizonte Vertical ( Prêmio: Melhor Vídeo de Ficção na XXVIII Jornada Internacional de Cinema da Bahia 2001) e Na Terra do Sol ( Prêmio BNB de Cinema: Melhor Curta Metragem, na XXXIII Jornada Internacional de Cinema da Bahia  2006). Também foi Produtor Executivo do longa-metragem Cuíca de Santo Amaro – Ele o Tal (2010), Produtor Executivo dos curtas metragens Cães (2009) e Premonição (2009). Roteiro e direção do documentário O Quilombo do Iguape: Uma História de Vida, de Terra e de Direitos; lançado no Festival Terra de Tutti Film Festival (Bologna/ Firenze – 2018). Produziu e dirigiu os documentários Enseada (2021) e Trilha Patrimonial dos Caretas e Zambiapunga (2021). A Estrelinha Fujona (2021) é sua primeira experiência com a literatura.  No momento está como roteirista e diretor do longa metragem A Matriarca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *