Filme “Menarca” faz nova circulação em escolas e instituições de Salvador entre os dias 9 e 26 de maio
Circulando no circuito de cinema desde abril, o filme baiano “Menarca” repete agora em maio uma ação especial: um circuito de exibição em unidades da rede pública de ensino e instituições sociais de Salvador, num encontro direto com seu público. O documentário é idealizado e dirigido por Lara Carvalho, que conduz em tela uma roda de conversa com pré-adolescentes que recentemente tiveram sua primeira menstruação, falando de suas próprias experiências e colocando em afetuoso debate questões físicas, emocionais e sociais relacionadas ao assunto.
Depois de ter passado por mais de 10 escolas e instituições no mês de abril, a circulação segue para os seguintes espaços no mês de maio:
Colégio Estadual Luiz José de Oliveira (Fazenda Grande I), no dia 9; a Escola Estadual Raul Sá (Mussurunga), no dia 12; o Colégio Estadual de Plataforma (Plataforma), no dia 16; a Escola Municipal de Paripe (Paripe), no dia 19; o Odara – Instituto da Mulher Negra (Dois de Julho), no dia 24; e no Centro Comunitário Arenoso do Programa Corra pro Abraço (Arenoso), no dia 26.
Ainda que pautado por fatos científicos, que são traduzidos na conversa pela própria diretora e em animações informativas que dispensam excessos de jargões técnicos, o documentário se arrisca neste formato particular, centrado numa conversa, que parece incluir também a quem assiste. Laís Bastos, Lara Simões, Laritza Peixoto, Maní Grimaldi e Sâmara Santos são as meninas que constroem o conteúdo do filme a partir de suas vivências.
“Eu queria fugir da ideia de que, para falar de menstruação, a gente precisa conversar só com especialistas certificados, ginecologistas, pedagogos. Nós também somos especialistas dos nossos próprios corpos”, defende Lara.
Quatro dramatizações baseadas em histórias reais e um encontro final com as memórias de pessoas adultas completam o documentário, alcançando também discussões sobre direitos de mulheres e pessoas trans, tabus, saúde pública e dignidade menstrual.
“Menarca” é uma coprodução Mulungu Realizações, Lua de Maré Produções e Giro Planejamento Cultural. O projeto de distribuição do filme, realizado pela Olhar Filmes, foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço
O que: Mostra do filme “Menarca”;
Quando: 9 a 13 de maio;
Onde: Escolas públicas e instituições sociais de Salvador;
Quanto: Gratuito.