Galeria Cañizares, o laboratório universitário das artes visuais

*Por Ítalo Richard

Localizado no centro da cidade, mas precisamente na Rua Araújo Pinho, o prédio de estilo neoclássico e cor salmão, vizinho à Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA), chama atenção dos transeuntes pela sua beleza arquitetônica. Os mais atentos perceberam que ali reside muita arte.  Mas, apesar das centenas de pessoas que circulam diariamente em frente ao prédio, poucos tomam a iniciativa de entrar e explorar o ambiente que é dedicado às artes visuais.

A Galeria Cañizares foi inaugurada nos fins dos anos 1970 pelo Reitor Dr. Roberto Santos, na gestão do diretor Evandro Schneiter, e recebeu esse nome em homenagem ao pintor Miguel Navarro y Cañizares, fundador da Escola de Belas Artes em 1877.

Considerada um laboratório por estudantes e funcionários da Escola, a galeria promove há mais de quarenta anos o trabalho artístico dessa turma. “Vejo a Cañizares como uma importante galeria de apresentação e aproximação da comunidade acadêmica ao meio artístico. É um espaço já consagrado, apesar de não muito conhecido, mas que tem cumprido uma comunicação com a Escola”, diz Manoel Lordelo, 22, aluno do sétimo semestre de licenciatura em Desenho e Plástica.  Vale destacar que a galeria também abre as portas para artistas de fora.

Espaço das artes

Quanto ao espaço físico, a galeria disponibiliza quatro salas que podem ser exploradas de diferentes formas. Elas podem ser usadas para uma única exposição, por duas individuais ou até quatro mostras simultâneas. Existe também um espaço alternativo, reservado para eventualidades.

Os eventos realizados na Cañizares são planejados anualmente e a secretaria fornece as fichas de inscrição para propostas de exibição. Nos casos dos alunos de Mestrado e das exposições coletivas das disciplinas de finalização de curso/prática profissional, o professor responsável fica a cargo da seleção dos trabalhos e acompanhamento da montagem. Manoel Lordelo, que ainda não expôs na galeria, diz se sentir muito feliz quando vê o trabalho de seus colegas sendo exibido na Cañizares. “Ainda não expus. Mas com certeza seria uma imensa honra. Já fico bastante feliz de ver os bons trabalhos dos colegas de curso que expõem”, diz. Ele, inclusive, pretendeu aproveitar a oportunidade do 2o. Salão da EBA (ocorrido até 15 de maio), que selecionou trabalhos em artes vqualquer temática feito por alunos da UFBA, para expor pela primeira vez na galeria.

Já os artistas fora do ambiente acadêmico têm seus trabalhos selecionados pela curadoria de exposições da galeria, composta por três professores da EBA e dois profissionais externos. As mostras têm duração de sete, quinze ou vinte e três dias, a depender do tipo de exposição e do planejamento da Galeria.

Importância da Galeria

A Cañizares tem um papel importante por possibilitar que o estudante da Escola de Belas Artes da UFBA exerça e divulgue seu trabalho artístico para a sociedade e assim ser a porta de entrada no cenário das artes visuais. É preciso ressaltar que o espaço cultural permite também a atuação de artistas nacionais e internacionais, que consequentemente estabelecem uma aproximação com os alunos da Escola. Nesse sentido, Lordelo destaca que a nova coordenação da Galeria (de responsabilidade de Cristiano Piton) tem trabalhado de maneira eficiente e se aproximado mais dos alunos da graduação. “Nos últimos anos, com a nova coordenação, a Cañizares tem se destacado mais e se aproximado dos alunos da graduação, quebrando um pouco o elitismo das galerias”. No entanto, ele lamenta a perda de um espaço que teve grande importância na vida dos estudantes, a Galeria do Aluno. “Sinto falta da Galeria do Aluno, que fica no Casarão da EBA, e foi também um importante espaço para a comunidade estudantil, mas passou os últimos dois anos interditada como depósito para materiais de uma obra. É uma pena, não só pelo espaço físico, mas pela história e pelo que representa dentro das lutas estudantis”, pontua.

Foto: Nathaly Gonçalves

A galeria é bem frequentada por alunos da EBA. Eles costumam visitar as exposições e eventos. “Gosto de ir sempre as inaugurações e vernissages, para além de visitar a exposição, estabelecer contato com o pessoal”, diz Lordelo, que revela ainda dar uma “conferida” na Cañizares entre uma aula e outra.  No entanto, apesar do prédio exercer fascínio, o espaço continua pouco conhecido pelo público soteropolitano e pelos alunos de outras unidades da UFBA.

Canal de Comunicação

Além do site da Escola de Belas Artes, o blog da Cañizares é um canal alternativo de comunicação importante para estreitar relações entre os estudantes da EBA e o público em geral. O canal da web tem sido atualizado com frequencia e traz, entre outras coisas, informações sobre eventos da Galeria.

O evento mais recente foi o Segundo Salão de Artes da Escola, que reuniu os melhores trabalhos artísticos de diversas temáticas feitas por alunos da UFBA. Uma das exigências é que o estudante esteja devidamente matriculado na instituição.

SERVIÇO:

Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes da UFBA.

Localização: Rua Araújo Pinho, 212, Canela

Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 7h às 19h

Entrada: Gratuita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *