GJOL abre vagas para curso de videografismo na Facom

A proposta é mostrar como a  edição de arte pode ajudar na linguagem audiovisual para a complementação da informação

Por: Alana Bittencourt

Acontece na Faculdade de Comunicação da UFBA (FaCom), entre os dias 14 de maio e 15 de junho, o minicurso “Videografismo: edição de arte no jornalismo audiovisual”. As inscrições ocorrem até o dia 10 de maio, para 13 vagas. O projeto é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FaCom.

A atividade será conduzida por Marcus Sampaio, que já atuou como videografista por mais de 20 anos na TV Itapoan e TV Bahia e realizou cursos de extensão na Universidade Corporativa da Rede Globo. Ele também é especialista em Design Gráfico, mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicados à Educação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e graduado em Ciências da Computação pela Universidade Salvador (Unifacs).

O curso será divido em dois módulos, cada um com carga horária de 20 horas. O minicurso é destinado aos estudantes e profissionais da área de comunicação que buscam compreender como a edição de arte pode ajudar na linguagem audiovisual para a complementação da informação.

O primeiro módulo do curso prevê a apresentação de aspectos técnicos, características do design em vídeo, além de uma discussão sobre a arte e a pós-produção. Serão discutidos exemplos e atividades para exploração de softwares, como o After Effects, que apoiam o videografismo. Para o segundo módulo, o aluno que não tiver participado do módulo 1 deverá conhecer o After Effects. Serão apresentadas soluções de máscaras, shape layers para efeitos, animação e vinhetas.

A taxa de inscrição para um dos módulos será de R$ 150 e R$ 200 para os dois. O primeiro ocorre de 14 a 25 de maio de 2018 e o segundo 04 a 15 de junho de 2018. As aulas serão realizadas no laboratório na Facom nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30. Duas vagas gratuitas serão destinadas para estudantes da Facom/Ufba, que serão preenchidas segundo as normas da universidade. As inscrições poderão ser feitas no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *