Grupo de estudos discute espaço urbano sob a perspectiva de Henri Lefebvre

Serão abordadas questões relacionadas ao espaço urbano, tendo como base a obra do filósofo francês Henri Lefebvre

Por Luana Gama

Com o objetivo de proporcionar um estudo do espaço urbano, sob uma perspectiva materialista dialética, o curso de extensão Espaço, Políticas e Estudos Urbanos está com inscrições abertas até o dia 29 de setembro as inscrições para o módulo 2018.2.

O curso tem carga horária de 34 horas e será ministrado em um sábado por mês, das 8h30 às 12h, na Faculdade de Educação da UFBA (FACED), no Vale do Canela.

A extensão terá como fundamento teórico o livro “A Produção do Espaço”, do  filósofo marxista e sociólogo francês Henri Lefebvre, tendo como caráter a utilização de metodologias participativas que priorizam a presença dos sujeitos sociais e o diálogo entre o conhecimento científico e as práticas sociais. Durante o módulo, serão realizadas leituras dinâmicas e debates a respeito de questões pertinentes à relação teórica e prática no espaço urbano.

O público-alvo do curso são pessoas que participam de movimentos sociais urbanos (prioridade), acadêmicos e profissionais com interesse no estudo da questão urbana. Quem estiver interessado deve preencher o formulário disponível em https://goo.gl/forms/wnyFWWghuq3imm3Z2

Os capítulos se referem ao livro “A Produção do Espaço” de Henri Lefebvre,  que pode ser encontrado na xerox da FACED.

Esta ação de extensão faz parte do conjunto de atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação – MTE/UFBA/CNPq e conta com o apoio da FACED e PROEXT/UFBA. Para mais informações, entrar em contato através do e-mail estudosurbanos.ufba@gmail.com.

Confira abaixo o cronograma previsto para o curso:

29/09 – Capítulo 3 (Arquitetônica espacial) | Diálogo sobre espaço e luta por moradia

20/10 – Capítulo 4 (Do espaço absoluto ao espaço abstrato) | Diálogo sobre espaço e mobilidade urbana

24/11 – Capítulo 5 (O espaço contraditório) | Diálogo sobre espaço e estética urbana

15/12 – Capítulo 6 (Das contradições do espaço ao espaço diferencial) | Diálogo sobre espaço, tempo livre e lazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *