Grupo X de Improvisação em Dança completa 20 anos e comemora com uma série de atividades

Confira o que já está programado para os meses de abril e maio

Por: Glenda Dantas

Remontagens e estreia de espetáculos, intercâmbio internacional, instalações e lançamento de livro são algumas das atividades previstas até o final de 2018 em comemoração ao aniversário de 20 anos do Grupo X de Improvisação em Dança.

Para dar início às comemorações, o espetáculo montado em 2016, “Se quiser, deixe sua lembrança”, ganha nova apresentação no Teatro Vila Velha, integrando a programação do Festival VivaDança, nos dias 20 e 21 de abril, às 19h e no Teatro Gamboa Nova, no dia 26 de abril, às 19h. O espetáculo propõe as trocas de experiências entre intérpretes e público para compartilharem memórias, intervindo no espaço cênico e deixando suas lembranças. A performance é itinerante, iniciando na área externa e ocupando vários espaços do teatro.

A companhia também realiza intercâmbio cultural internacional durante o festival VivaDança. Entre os dias 23 e 28 de abril, o grupo recebe os coreógrafos e dançarinos Wilfrid Jaubert, da companhia francesa Artmacadam, e Lucas Valentim, para o intercâmbio artístico Euphorico. A residência, que une anualmente as duas companhias desde 2004, alternadamente no Brasil e na França, resultará no espetáculo Euphorico: Tujur, que será apresentado no Passeio Público, nos dias 27 e 28 de abril, às 19h, aberto ao público.  Serão realizadas também oficinas junto a estudantes de graduação e pós-graduação da Escola de Dança da UFBA.

O espetáculo inédito “Se você quiser…” terá apresentações nos dias 04, 12 e 19 de maio, na Praça da Piedade, Largo da Mariquita e Largo de Santo Antônio Além do Carmo, respectivamente, sempre às 16h. O espetáculo é uma colcha de retalhos da história do Grupo X que reúne, além das memórias dos dançarinos e da interação com a audiência e com o espaço público, elementos de espetáculos anteriores, como “Ana tem medo do escuro” (2017), “Mais ou menos depois do meio” (2015), “Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmos” (2011), “Os Três Audíveis… Ana, Judite e Priscila” (2008) e “O canto de cada um” (2003).

Até dezembro, outros espetáculos do repertório também serão remontados em apresentações mensais. Estão previstas apresentações de Ana Tem Medo do Escuro em junho, Fulaninha’s em julho, e mais realizações no segundo semestre, a exemplo da publicação que reunirá artigos de participantes do grupo e pesquisadores.

Grupo X – Fundado como projeto de extensão da Escola de Dança da UFBA pelos professores Fafá Daltro e David Iannitelli, o Grupo X explora, além de pesquisa acadêmica, a criação artística, considerando questões relacionadas à acessibilidade e reflexões voltadas à investigação e configuração em dança contemporânea, que tenham a improvisação cênica como eixo condutor.

Com coordenação do professor Edu O. e direção artística de Fafá, a companhia é formada hoje por nove dançarinos, coreógrafos, pesquisadores, além de duas cantoras convidadas. Já realizou 10 montagens, além de ocupações artísticas, laboratórios de investigação e intercâmbios internacionais.

SERVIÇO

1- O quê? “Se quiser, deixe sua lembrança…”
Quem? Grupo X
Quando? 26 de abril (quinta), 19h
Onde? Teatro Gamboa Nova (Rua Gamboa de Cima, 03, Aflitos)
Quanto? R$20 / R$10 (meia)

2- O quê? “Euphorico: Tujur
Quem? Grupo X e Cie Artmacadam
Quando? 27 e 28 de abril (sexta e sábado), 19h
Onde? Passeio Público (Av. Sete de Setembro, S/N, Campo Grande)
Quanto? Gratuito

3 – O quê? “Se você quiser”
Quem? Grupo X
Quando? 04 (sexta), 12 e 19 de maio (sábados), 16h
Onde? Praça da Piedade (04), Largo da Mariquita (12) e Largo de Santo Antônio Além do Carmo (19)
Quanto? Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *