I Encontro Baiano de Bibliotecas Universitárias Públicas está com as inscrições abertas

O evento, que acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, será transmitido pelo YouTube

Por: Maysa Polcri

Sob o tema “Repensando saberes e fazeres profissionais para enfrentar os paradigmas emergentes”, o I Encontro Baiano de Bibliotecas Universitárias Públicas (Ebbup) acontecerá entre os dias 5 e 7 de outubro. As inscrições, que garantem certificado, seguem abertas até o final do evento e podem ser feitas aqui. O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI UFBA).

O objetivo da primeira edição do evento é promover a integração entre Bibliotecas Universitárias Públicas e afins da Bahia e foi organizado pelo Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA. Com uma programação que conta com workshops, exposições, palestras e apresentações artístico-culturais, o encontro deve incentivar reflexões e debates entre profissionais da área. O evento terá três eixos temáticos: gestão de bibliotecas universitárias, serviços e produtos de informação em bibliotecas universitárias e coleções especiais. 

Sendo que o último deles, coleções especiais, se trata de atividades e pesquisas voltadas para conjuntos de obras e acervos que, devido às suas características histórica, social, acadêmica ou institucional, são considerados especiais no âmbito das bibliotecas. Voltado para bibliotecários, documentalistas, arquivistas, cientistas da informação, técnicos de bibliotecas e estudantes, a primeira edição do evento pretende também estimular a aprendizagem e a inovação organizacional das bibliotecas públicas da Bahia. O período para submissões de trabalhos foi encerrado no dia 2 de setembro.

As bibliotecas públicas possuem a função importante de garantir o acesso gratuito à informação e ao conhecimento, estimulando a prática da leitura na sociedade. Quem gere as dezenas de bibliotecas do estado é a Diretoria de Bibliotecas Públicas (Dibip). Em Salvador, a Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, localizada no campus da UFBA em Ondina, exerce importante função social para a comunidade. Confira no mapa abaixo onde estão localizadas as outras bibliotecas da Bahia: 

mapa_bibliotecas

(Fonte: Guia de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia/2010)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *