II Encontro do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade acontece na UFBA

Serão realizadas quatro mesas, organizadas pelas linhas de pesquisa que foram criadas no final de 2017

Por: Glenda Dantas

Nos dias 10 e 11 de maio, o auditório do Pavilhão de Aulas 5 sedia o  II Encontro do CUS (EnCUS), evento do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS). Serão realizadas quatro mesas, organizadas pelas linhas de pesquisa que foram criadas no final de 2017: Arte, gênero e sexualidade; Educação; Lesbianidades, interseccionalidades e feminismos; Despatologização trans e saúde. Na oportunidade ocorrerá o lançamento do livro “LGBT como pauta do jornalismo”, de Eder Luis Santana.

O II EnCUS integra as atividades do Maio da Diversidade e marca também a proposta de tornar o grupo um Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gênero e Sexualidade (NUCUS), graças à criação das quatro novas linhas de pesquisa. Na abertura do EnCUS, Colling irá apresentar a nova configuração do CUS.

As inscrições são limitadas e gratuitas e devem ser realizadas pelo www.encus.ufba.br. Certificados serão concedidos apenas para pessoas inscritas pelo site.

Confira a programação completa:

10/05:

15h – Apresentação da proposta para tornar o CUS um Núcleo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade – Leandro Colling;

15h30 às 17h15 – Mesa I – Arte, gênero e sexualidade;

Coordenação: Kleber Simões.

Leandro Stoffels – Transgressão e desejo no cinema queer de Gustavo Vinagre; Jorge Caê Rodrigues – Imagens dissonantes em número, gênero e grau; David Souza – Em buscas das Liliths perdidas: Xica presente!; Tiago Sant´Ana – “Teatro Kunyn, com K-Y”: uma imersão bicha nas territorialidades desejantes do Coletivo Teatral Kunyn; Alexandre Nunes de Sousa – Fábrica de heterotopias: As travestidas na cena teatral de Fortaleza.

17h30 às 19h – Mesa II – Educação;

Coordenação: Denise Bastos

Almerson Cerqueira Passos – Diversidade de gênero nos espaços educacionais; Desirée de Andrade Correa – A inserção das questões de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental; Pollyanna Resende Campos – Juventudes em trânsito: conflitos e subversões do (Cis)tema heteronormativo nos ambientes familiares.

11/05:

16h às 17h30 – Mesa III – Lesbianidades, interseccionalidades e feminismos;

Coordenação: Mayana Soares.

Simone Brandão – Lesbianidades e encarceramento; Thais Faria – Lesbianidades no cinema latino-americano; Luana Souza – Raça e lesbianidades no pornô na política feminista.

17h30 às 19h – Mesa IV – Despatologização trans e saúde;

Fran Demétrio (LABTRANS-UFRB); Tito Carvalhal (De Transs pra Frente / Faced / Fórum sobre Desmedicalização); Viviane Vergueiro (CUS).

Apresentação dos resultados da dissertação de Claudenilson Dias, sobre Candomblé e Transexualidade.

19h – Lançamento do livro LGBT como pauta do jornalismo, de Eder Luis Santana (Editora Devires).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *