Jean-Jacques Lemêtre ministra oficina O Corpo Musical em Salvador

Maestro do Théâtre du Soleil e braço direito da diretora Ariane Mnouchkine na mais importante companhia de teatro francesa e uma das mais respeitadas do mundo, Jean-Jacques Lemêtre retorna a Salvador, onde esteve pela primeira vez em 2011, para realizar a oficina O Corpo Musical, no Teatro Vila Velha.

A oficina acontece desta quarta-feira, 22, até sexta-feira, 24 de maio, das 9h às 13h. É aberta a atores, bailarinos, cantores e músicos, com a proposta de levar a um desenvolvimento musical através exercícios em grupo e individuais. As atividades são baseadas na experiência criativa do maestro no Théâtre du Soleil. Jean-Jacques incentiva ultrapassar a técnica, fazendo valer, por exemplo, a analogia entre os problemas de dissociação e desarmonia do ser humano, interrogando o artista em suas relações com o entorno. A intenção é aprofundar a relação entre o ritmo e a música do teatro.

A abordagem utilizada no curso exige um novo aprendizado da rítmica do corpo e da métrica da linguagem – daí a escolha por não utilizar instrumentos musicais. A oficina exige o desenvolvimento da dinâmica, agilidade e profundidade e utilizar as potencialidades rítmicas do próprio corpo, seus movimentos, deslocamentos, pontuações, velocidade de fala, timbre, etc.

O maestroJean-Jacques Lemêtre é figura emblemática do Théâtre du Soleil e assinou todas as criações musicais do grupo desde 1978. É músico, compositor, criador e colecionador de 2.800 instrumentos, de todas as épocas, que ele descobriu em diversas partes do mundo. Alguns ele toca depois de “consertar”, à sua maneira. Lemêtre também trabalhou para o circo, cabaré, cinema, televisão e dança.

Foi o primeiro a dirigir na França as obras de Moondog, e em 2012 criou, em Montreal, uma obra fora do padrão intitulada Babel. O artista grava vozes humanas desde meados da década de 1990, faladas em mais de 1.800 idiomas e dialetos, coletadas em conversas que ele iniciou com a ajuda de tradutores com homens, mulheres e crianças ao redor do mundo. Foi a partir dessas vozes que Lemêtre compôs sua ópera, substituindo instrumentos por vozes faladas. A obra Babel também se configura como experiência visual – em colaboração com o marionetista e artista visual Marcelle Hudon – e culinária, na medida em que o poema sinfônico foi acompanhado por degustações.

A primeira vez em que esteve em Salvador foi em 2011, durante o 1o Colóquio Internacional No Reino dos Festivais, em parceria com o Festival de Artes Cênicas da Bahia (FIAC).

A produção local da oficina fica a cargo da jornalista, produtora teatral e professora da Escola de Teatro da UFBA Deolinda Vilhena, doutora em Estudos Teatrais pela Sorbonne e Pós-Doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP, com estágio pós-doutoral na Universidade Paris Ouest Nanterre La Defénse. Em 2010, participou em Paris do programa Courants du Monde a convite do Departamento de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e da Comunicação da França, organizado pela Maison des Cultures du Monde.

 

SERVIÇO: Oficina O CORPO MUSICAL

Ministrante: Jean-Jacques Lemêtre

Local: Teatro Vila Velha

Quando? dias 22, 23 e 24 de maio

Horário: das 9h às 13h

Informações: jjloficinasalvador@gmail.com ou (71) 8850-6595

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *