Mostra Cem Nelson homenageia Nelson Rodrigues

Divulgação
Divulgação

por Ítalo Cerqueira

 

Os alunos do curso de Produção em Comunicação e Cultura da FACOM/UFBA prepararam a Mostra Cem Nelson como produto da Oficina de Produção Cultural. Os quatro dias de espetáculos teatrais, exposição fotográfica, exibição de filme e debates homenageiam o centenário de nascimento do escritor Nelson Rodrigues. O evento está programado para os dias 18 a 21 de junho, sempre a partir das 19h30, no Cine Cena Unijorge.

Na segunda-feira (18/06), o projeto Leituras Musicadas marcará a abertura da Mostra, que apresentará a obra Anjos Pardos. Escrita pelo dramaturgo Fábio Costa, a montagem foi inspirada no texto Anjo Negro, de Rodrigues, e conta com a participação dos músicos Marcos Costa e Ruan de Souza, além dos atores Ana Cartaxo, Fábio Costa, Mariana Freire e Thais Alves. “Procuramos uma temática que possuísse um público fiel e que agregasse uma diversidade de atrações para atingir os mais variados tipos de pessoas, mesmo que não fossem adoradores do dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues”, destaca João Marcelo Cunha, coordenador de comunicação da Mostra. Leituras Musicadas promove um diálogo entre teatro, música e literatura. Após a peça, haverá uma conversa com Fábio Costa sobre a obra.

O evento, em seu segundo dia (19/06), terá o cinema como a sua principal temática, quando será exibido o filme Os Sete Gatinhos, com direção de Neville D’Almeida. A obra retrata a história da família Noronha, aparentemente uma família comum, mas que disfarça fortes segredos. Gilvano Barros, estudante de Produção em Comunicação e Cultura, destaca que Nelson Rodrigues “representa um dos principais nomes que discutiram em suas obras o que podemos chamar de ‘psicologia do homem brasileiro’”. Além disso, para Barros, o autor “tem um grande reconhecimento diante do público em geral, foi bastante adaptado para o cinema e a televisão e tem sua obra como inegavelmente importante para a cultura brasileira”.

Logo após a projeção, haverá um debate entre o professor da UFBA e crítico de cinema André Setaro e a professora da Escola de Teatro da UFBA Hebe Alves, cujo tema será Nelson: mulheres, sexo e cinema. “A maioria (das adaptações de obras rodrigueanas) se constitui de aproveitamento do sexo, da degradação e da violência contidas nas peças de Nelson Rodrigues”, observa Setaro. “O estilo rodrigueano desaparece completamente, restando apenas a aberração de suas criaturas de ficção num tom sensacionalista e não crítica, desaparecendo, inclusive, o humor do autor – tão importante para a compreensão de seu rico significado”, completa. A professora Regina Gomes fará a mediação da mesa.

O espetáculo A Serpente, adaptação do último texto do autor, será a grande atração do terceiro dia (20/06). A peça abordará os conflitos humanos frente ao desejo e à luxuria. Seu elenco traz os atores AC Costa,  Fernanda Avelar, Mariana Borges, Rebeca Falcone e Uarlen Becker. “As obras de Nelson Rodrigues influenciaram a própria produção teatral, como é possível notar nas diversas adaptações feitas pela Escola de Teatro da UFBA e outros grupos ao longo dos anos”, destaca o professor Leonardo Costa, coordenador da Mostra. Além disso, Costa lembra que há diversos pesquisadores que trabalham com análises e estudos da temática rodrigueana.

Para o último dia (21/06), está prevista a realização, no Sebo Praia dos Livros, de um sarau com leituras dramáticas dos contos de Nelson Rodrigues, considerado o Anjo Pornográfico. Na ocasião, será exposta a dramaticidade de suas histórias: “unir espetáculos teatrais, cinema e debates com fluidez é muito complicado. Quando um tema une tantos estilos e ainda tem um acontecimento que marque um período (neste caso, o centenário), é uma oportunidade única que não deve ser desperdiçada por qualquer produtor cultural”, conta Cunha.

Entre os dias 10 e 30 de junho, no espaço Cine Cena, o público pode conferir a exposição de fotografias com releituras contemporâneas das obras de Nelson Rodrigues. A inciativa é uma parceira da organização do evento com o Labfoto.

 

Promoção

Desde a última quinta-feira (05/06), a fanpage no Facebook do Mostra Cem Nelson sorteia o livroNelson Rodrigues por ele mesmo. Na obra, é contada a história biográfica do jornalista e dramaturgo em uma organização de seus próprios textos, realizada por sua filha Sônia Rodrigues. Para concorrer, basta curtir a fanpage e compartilhar a imagem da promoção.

O resultado da promoção será anunciado na segunda-feira (18/06), na própria fanpage, e o prêmio poderá ser retirado logo no dia seguinte no Cine Cena Unijorge, a partir das 19h30.

A Experiência

Como produto da Oficina de Produção Cultural, a Mostra Cem Nelson é considerada uma primeira oportunidade para os alunos experimentarem os desafios da profissão. Em seu sexto semestre a frente da disciplina, o professor Leonardo Costa a encara “como um primeiro momento que o aluno pode experimentar o processo de uma produção, entendendo aí as etapas de pré-produção, produção executiva e pós-produção”.

Opiniões semelhantes são expressas pelos estudantes João Marcelo Cunha e Gilvano Barros. “A maior vantagem da disciplina é mostrar aos alunos ‘como a banda toca’, jogando-nos no universo da cultura e provocando certo choque de realidade. Graças à Oficina de Produção Cultural, podemos provar um pouco do que é ser produtor, correr atrás de patrocínios, apoios, locais, pautas”, expõe Cunha. A disciplina os “insere de certa forma no circuito cultural, na sua forma de realização. Traz experiências sobre o modo de produzir cultura na Bahia, na cidade de Salvador, suas dificuldades, qualidades”, conclui Barros.

 

Serviço

O quêMostra Cem Nelson

Quando:

De 10 a 30 de junho – Exposição de fotografias Mostra Cem Nelson

18 de junho (segunda-feira) – Espetáculo Leituras Musicadas apresentando Anjos Pardos e bate-papo com o dramaturgo Fábio Costa

19 de junho (terça-feira) – Exibição de Os Sete Gatinhos e debate Nelson: mulheres, sexo e cinema

20 de junho (quarta-feira) – Espetáculo A Serpente

21 de junho (quinta-feira) – Sarau com leituras dramáticas de Nelson Rodrigues – encerramento

Horário: 19h30

Onde:  CineCena Unijorge (18, 19, 20/06, Av. ACM, 656, 2° piso Shopping Itaigara)
Sebo Praia dos Livros (21/06, Av. Sete de Setembro 3564 – Largo do Porto da Barra)

Quanto: Entrada franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *