“Pessoas negras em um lugar de protagonismo”: Conheça a fotografia de Meneson Conceição

O jovem fotógrafo teve dois trabalhos publicados pela VSCO em homenagem ao Mês da História Negra

Por: Maria de Moura

Em 2020, participando de um concurso feito pela Mídia Ninja, foi um dos 20 fotógrafos contemplados entre 4000 participantes do Brasil. No ano seguinte, teve duas fotos publicadas pelo famoso aplicativo de fotos, o VSCO, em curadoria que homenageava a #BlackHistoryMonth – Mês da história Negra, em tradução livre, dedicado ao reconhecimento das conquistas dos afroamericanos nos Estados Unidos. Essas são algumas das conquistas do jovem fotógrafo Meneson Conceição. Aos 21 anos, o estudante de Artes na UFBA e integrante do Laboratório de Fotografia da FACOM se debruça sobre a fotografia editorial e a valorização de estéticas negras para elevar a autoestima de pessoas não brancas.

“Eu busco criar uma nova ótica sobre a população negra, porque acredito que foi criada uma alteridade negativa em cima dos nossos corpos, tradições. Nas minhas fotos, sempre procuro colocar as pessoas negras em um lugar de protagonismo”, explica Meneson.

Arte por Meneson Conceição.
Arte por Meneson Conceição.

Nascido e criado na Cidade Baixa, em Salvador, certamente a presença de um pai fotógrafo influenciou os gostos de Meneson para as artes visuais. Desde o contato, ainda muito novo, com equipamentos fotográficos, passando por saídas para fotografar com o pai, e o incentivo aos estudos de artes visuais foram o ponto de partida para decidir um caminho profissional na área. “Desde pequeno, eu tenho memórias de estar sempre mexendo em câmeras e filmadoras. Tirava fotos por acaso, então muito do gosto por fotografia vem da infância, por influência do meu pai”, lembrou.

O reconhecimento da sua fotografia em uma curadoria voltada ao movimento negro trazem a tona como o próprio estudo da fotografia aproximou o artista de temas relacionados a política e identidade. “Quando eu decidi estudar, de fato, para produzir coisas fundamentadas na história, eu fui me aproximando da negritude. Por isso, a formação da minha identidade ainda está em processo. Toda vez que eu saio para produzir um novo ensaio, é um Meneson diferente.”

Fotografia de destaque: Clara Paraguassu.

Um comentário em ““Pessoas negras em um lugar de protagonismo”: Conheça a fotografia de Meneson Conceição

  • 23 de dezembro de 2022 a 22:08
    Permalink

    Que entrevista sensacional. Meneson é um artista magnífico, com um talento surreal. Que trabalho apaixonante.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *