Onda Digital promove palestra sobre Fake News na UFBA

Será apresentado ao público um software de verificação de fatos para uso livre

Por Luana Gama

Com o objetivo de esclarecer ao público as formas colaborativas de combate às fake news, será realizada nesta quarta-feira (5), a partir das 19h, a palestra “Verificação de Fatos Colaborativa no Combate às Fake News”. A palestra será ministrada pelo engenheiro de software Caio Almeida, que apresentará o programa de verificação de fatos Check.

 

Durante a palestra, Caio Almeida irá apresentar o funcionamento do programa Check, ferramenta que foi desenvolvida baseada nas filosofias do software livre – programas de computador que podem ser executados, copiados, modificados e distribuído gratuitamente – com o objetivo de ser uma ferramenta de uso livre para ser utilizado na verificação de fatos e no combate às chamadas fake news.

 

Direcionado ao público da área de tecnologia, comunicação, jornalismo e pessoas em geral que estejam interessadas no tema, o evento será gratuito e contará com transmissão online através da Rádio Onda Digital e pelo canal no Youtube, Onda Digital.

Este evento é mais uma edição do Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea, organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade – Onda Digital, em parceria com o componente curricular Computador, Ética e Sociedade, ofertado pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA. Neste semestre letivo (2018.2) o componente é ministrado pelas docentes Débora Abdalla e Rafaela Souza.

O evento será no auditório Maria José Zezé de Oliveira, localizado no Instituto de Matemática e Estatística da UFBA, no campus de Ondina.

Mais informações sobre o ciclo de palestras através da página facebook.com/ciclo.palestras, o evento será transmitido no canal  youtube.com/ProgramaOndaDigital e na rádio http://icecast.ufba.br:8000/radioondadigital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *