Papo de Senzala Navio Negreiro encerra 5ª edição do Mafro e Você

Último dia do Mafro e Você contou com a presença da Camerata Castro Alves que levou poesia, música e dança para o encontro

Por Greice Mara

Na última quarta-feira, 23, aconteceu o último encontro da 5ª edição do Mafro e Você. Com o tema “Papo de Senzala e Navio Negreiro”, a atividade foi liderada pelo músico Marcos Santana e contou com a presença da Camerata Castro Alves, além da professora Vanda Machado, a socióloga Sandra Maria Bispo, o músico Juraci Tavares e o produtor cultural Luis Bandeira.

Ao longo do bate-papo, os convidados de Marcos Santana expuseram suas visões acerca da chegada dos africanos no Brasil. Foi colocado que o navio negreiro também foi um navio guerreiro, em virtude de toda cultura trazida pelos negros e de como essa cultura foi usada como uma arma contra a repressão dos europeus.

As vitórias do povo negro ao longo da história e a importância da realização de debates como o promovido pelo O Mafro e Você foram exaltados. O racismo, a autoestima das crianças e jovens negros e a não valorização das produções feitas pelos povos negros também foram temas discutidos durante o bate papo. “O punhal do racismo dói demais. A questão do sexismo, a questão da discriminação… é muito duro”, afirmou Sandra Maria.

Já nas apresentações artísticas, a Camerata Castro Alves promoveu uma reflexão sobre os temas  afirmação da cultura negra e exaltação de negros que são figuras de destaque na nossa sociedade. O grupo exibiu parte da releitura do poema Navio Negreiro através de poesia, música e dança.

A Camerata de Castro Alves surgiu em 1997 durante as comemorações dos 150 anos de nascimento do poeta Castro Alves. Ao longo dos seus 19 anos, o grupo vem contribuindo com o desenvolvimento da cultura afro-brasileira na Bahia, através da montagem de espetáculos temáticos e reflexivos – fazendo releituras de poemas de Castro Alves – sobre o contributo de africanos e afrodescendentes na nossa sociedade.

O Mafro e Você chega ao fim da sua 5ª edição após 3 encontros realizados a fim de abordar temáticas ligadas à afirmação de valores da negritude baiana. De acordo com o coordenador do evento, Marcos Rodrigues, a atividade teve um saldo positivo. “Faço um balanço extremamente positivo. O público correspondeu: veio gente em todos os dias e hoje veio ainda mais, tanto é que passamos do horário previsto”, avaliou Rodrigues.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *