Pré-ENUNE: estudantes e lideranças unidos contra o racismo

Evento preparatório para o V Enune discutiu política de cotas, comemorou os avanços políticos e destacou que ainda há muito a ser conquistado

Por Rafaela Oliveira e Lucas Arraz

O 5° ENUNE (Encontro de Negros, Negras e Cotistas da União Nacional dos Estudantes) só começa em agosto, mas, como forma de mobilizar os estudantes, aconteceu o “Pré-ENUNE”, um encontro preparatório que aconteceu no foyer da biblioteca da UFBA, na tarde da última terça-feira (26). O evento reuniu lideranças do movimento estudantil e do movimento negro para discutir o racismo nas instituições públicas de ensino e e os avanços das políticas afirmativas na educação.

O primeiro ENUNE aconteceu em 2007 e reuniu 100 estudantes na UFBA. Esse número cresceu para 400 durante o segundo encontro, realizado na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e  para 700, no quarto encontro realizado novamente na federal baiana, em 2015. Para o 5° encontro, são esperadas 2.500 pessoas, com 2.100 inscrições já realizadas.

“O crescimento do ENUNE é um dos motivos que fomentou a realização do pré- encontro”, destacou Mariana Jorge, que dividiu fala no bate-papo com Sirlene Assis, presidente da UNEGRO (União de Negros pela Igualdade), Nágila Maria e Rodger Richer, atual diretor de combate ao racismo da UNE.

 

As discussões do evento contemplaram o aniversário de 10 anos da efetivação da lei de cotas e resultaram na pergunta: “E agora, qual o próximo passo para o povo negro?”. Para Nágila Maria, é necessário que mais pessoas se identifiquem como negras e negros dentro da universidade. Já Sirlene Assis defendeu que mais negros devem ser incentivados a concluir o ensino médio. Apesar das agendas comprometidas, pela existência de aulas e trabalho, o pré-encontro contou com 30 pessoas e uma oficina de fotografia ministrada por Marco Antônio, fotógrafo e estudante da Faculdade de Comunicação. “O povo negro não anda, corre. Apesar das demandas, as pessoas comparecem”, afirmou Sirlene.

Com o tema “Minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar o racismo”, o ENUNE aconterá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, na UFBA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *