Professor da Ufba ministra palestra no 3º Encontro Baiano de Museus

O professor do curso de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, José Cláudio Oliveira, participará do 3º Encontro Baiano de Museus, que acontece em Ilhéus nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

O professor do curso de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, José Cláudio Oliveira, participará do 3º Encontro Baiano de Museus, que acontece em Ilhéus nos dias 21, 22 e 23 de setembro. No último dia do evento (23), no Teatro Municipal, às 8h30, o professor ministra a palestra Museus e Inclusão Digital na qual relata sua experiência como coordenador doProjeto Inclusão Social e Capacitação Digital da Comunidade de São Lázaro de Salvador, Bahia: Memória Social, Patrimônio Cultural e Cidadania.

O Projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), trabalha a inclusão social nos âmbitos da cibercultura e do patrimônio cultural com moradores e trabalhadores ambulantes que vivem no entorno do Santuário do Bonfim.

Segundo o professor o projeto tem como destaque “a importância da memória social, do patrimônio cultural e da inclusão. Não tratamos do ‘museu’ em si, mas da importância do cidadão no espaço considerado patrimônio cultural, onde, além do quesito memória social, falamos do cidadão enquanto guardião e conservador do patrimônio que o cerca”.

Além de lecionar no curso de Museologia e coordenar o projeto citado anteriormente, José Cláudio Oliveira também coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, da Ufba, experiência que também será relatada na palestra, assim como sua atuação na área de pesquisa e criação de Museus Digitais no Ciberespaço.

O Encontro – A 3ª edição do evento promovido anualmente pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através da Diretoria de Museus (Dimus) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), propõe reflexões em torno do tema Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural. A temática escolhida está em sintonia com as políticas que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo e pela Secult, que têm buscado a construção de políticas públicas a partir do diálogo com atores sociais distintos, visando contribuir com o desenvolvimento local e a sustentabilidade.

Para a ex-professora do curso de Museologia da Ufba e atual diretora da Dimus, Maria Célia Moura Santos, “o tema do 3° Encontro Baiano de Museus vem favorecer a apresentação de discussões e propostas que levem em conta as demandas dos diferentes Territórios de Identidade da Bahia, considerando a diversidade cultural e as especificidades de cada localidade”.

Entre os principais assuntos que serão abordados no 3º Encontro Baiano de Museus estão a discussão de políticas que incentivem o desenvolvimento do setor e a implantação do Instituto Baiano de Museus (Ibam).

Para o professor José Cláudio Oliveira, o evento é uma oportunidade de dedicar maior atenção às trocas de ideias e experiências entre pesquisadores e entre museus, é uma oportunidade de conhecer a realidade de cada instituição. Ele também ressalta a existência de uma graduação em Museologia na Bahia, que existe há pouco mais de 40 anos, com profissionais que atuam no Brasil e no exterior. “Isso demonstra a força que tem o nosso Estado nesse campo de estudo”, ressalta o professor.

A diretora da Dimus, Maria Célia Moura Santos, que também participará do evento, destaca que o Encontro é “um momento no qual os trabalhadores de museus se reúnem não só para apresentar suas demandas, bem como para se articular e formular propostas para programas, projetos e ações visando uma melhor atuação dos museus nos contextos nos quais estão inseridos”.

Durante três dias serão abordados em palestras e mini cursos temas como acessibilidade no ambiente museológico, inclusão social em museus, museus comunitários, entre outros.

A programação do evento inclui também a reunião das Redes de Educadores em Museus, da Rede de Técnicos de Museus Universitários e a Conferência Setorial de Museus. Estarão presentes no Encontro o secretário de Cultura, Albino Rubim, o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, o superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior.

Desafios e perspectivas – Maria Célia Moura Santos afirma que para a equipe da Dimus é grande a expectativa em relação aos resultados do Encontro, pois, através dele serão colhidos subsídios para a construção de uma política museológica que será o referencial na elaboração de diretrizes, programas e projetos que serão desenvolvidos nos próximos quatro anos. Para o professor José Cláudio Oliveira, eventos dessa natureza, que envolvem agentes de diferentes áreas e estimulam a participação popular nas discussões, colaboram para que o museu seja mais bem compreendido.

Ele afirma que, para o setor de museus, os desafios “vão desde o diálogo que deve ser mantido, a uma política para os museus, enquanto instituições, para que eles cresçam mais e, na grande maioria, saiam do obscurantismo e da mentalidade de ‘espaços de coisas velhas’ ou ‘casa de múmias’ “, destacou.

Interessados em participar do 3º Encontro Baiano de Museus têm até o dia 14 de setembro para preencher a ficha de inscrição e enviar para o email encontrobaianodemuseus@gmail.com.

Serviço

3º Encontro Baiano de Museus

Onde: Ilhéus

Quando: 21, 22 e 23/09

Quanto: Grátis

Contato: 71 3117-6381

Realização: Dimus / Ipac / SecultBA

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *