Programa Direito e Relações Raciais inicia atividades de ACCS na sexta

O componente busca analisar como Direito influenciou na construção da sociedade e os efeitos disso na cidadania do negro

Por Nuno Krause

O Programa Direito e Relações Raciais iniciará, na próxima sexta-feira (31), a ACCS DIRB86 – Direito e Relações Raciais, na Faculdade de Direito da UFBA. O componente tem como objetivo identificar o papel histórico do Direito na montagem do aparato institucional, político e sociocultural que organiza a subalternidade racial no Brasil e seus efeitos na cidadania do negro. Além disso, estudar as manifestações de Racismo Institucional presentes nas dimensões teóricas, normativas e jurisprudenciais no domínio do campo jurídico.

A ACCS estará disponível para estudantes da pós-graduação e da graduação de todos os cursos da UFBA, bem como ouvintes que terão direito a um certificado de 68h. Aqueles que encontrarem dificuldades para se matricular, devem enviar solicitação com seus dados completos, curso e matrícula para o e-mail ufbapdrr@gmail.com.

O programa
Coordenado pelo professor da UFBA e Mestre em Direito Samuel Vida, o programa é uma ferramenta que busca ser um instrumento de reflexão e intervenção na realidade das comunidades negras, pelas comunidades negras, dentro e fora da academia.

O programa toma como um desafio inadiável para a Universidade Pública brasileira a construção de espaços teóricos e práticos de articulação do acúmulo experimentado no campo dos movimentos negros e da tradição jurídico-institucional de resolução dos conflitos no interior da sociedade.

As aulas da ACCS acontecerão na sala 19 da Faculdade de Direito da UFBA. A disciplina será coordenada pelos professores Samuel Vida, Maurício Azevedo e Tatiana Gomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *