Mesa de debates e exposição remontam história das bibliotecas da UFBA

História das bibliotecas universitárias foi registrada em livro produzido por equipe de bibliotecários da UFBA e apresentada no Congresso 70 anos

Por Lucas Arraz

As bibliotecas da UFBA foram fundadas antes da criação da própria Universidade. Para esclarecer essas e outras questões sobre a história do seu acervo, foi realizada hoje (15/07), na FACOM, a mesa “Bibliotecas da UFBA”. Comandada pelas bibliotecárias e pesquisadoras Aldacy Nascimento e Ana Lúcia Albano, a mesa fez parte da programação do Congresso UFBA 70 anos e remontou a trajetória das bibliotecas da instituição.

Com seleção de fotos e documentos, a mesa mostrou histórias que serão publicadas no livro “Bibliotecas da UFBA: do seu início à sua modernização”. A publicação é organizada pela professora Lídia Brandão Tutan e foi escrita por bibliotecários da UFBA.

Além do livro, com previsão de lançamento para 2017 pela EDUFBA, a mesa também introduziu uma exposição com o mesmo nome.  “A exposição ‘Bibliotecas da UFBA’, através de mobiliários e equipamentos faz uma linha do tempo de como funcionava uma biblioteca ontem e como funciona hoje”, contou, em entrevista, a bibliotecária e pesquisadora Ana Lúcia Albano.

 

A EXPOSIÇÃO

A equipe da Agenda foi até a Biblioteca Macedo Costa, no campus Ondina, para conferir a exposição “Bibliotecas da UFBA: do seu início à sua modernização” que está acontecendo no foyer da unidade. Diversos equipamentos antigos e livros estão sendo expostos. Entre as peças, está uma mesa de leitura de 1969 usada pelo primeiro reitor da UFBA, Edgar Santos, durante a sua graduação em Medicina. A exposição está aberta à visitação gratuita durante todos os dias do Congresso.

bib

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *