Última sessão do ano do Cinemas em Rede exibe documentário sobre a ditadura na Bahia

Documentário “A noite escura da alma” faz uso de linguagem performática para relatar a resistência e a sobrevivência nos tempos de ditadura

Por Greice Mara

A sessão de dezembro do Cinemas em Rede ocorre nesta quinta-feira, 8, às 18h, no Cinema da UFBA, no Canela. O filme a ser exibido é “A noite escura da alma”, documentário de Henrique Dantas, que relata o período da ditadura civil e militar no estado da Bahia.Maior parte das entrevistas foram feitas no Forte do Barbalho, maior centro de tortura da Bahia na época, através de uma linguagem performática para contar toda a história. A entrada é gratuita.

O documentário traz depoimentos de pessoas que sobreviveram à ditadura militar, como o ex-Ministro da Cultura, Juca Ferreira, a cineasta Lúcia Murat, o ex-deputado federal pela Bahia Emiliano José, o juiz Theodomiro dos Santos, condenado à pena de morte durante os anos do regime militar, o antropólogo e professor universitário Renato da Silveira, entre outros.

A maioria das entrevistas foi gravada no Forte do Barbalho, em Salvador, importante centro de formação cultural atualmente, e traz relatos de prisões, perseguições e torturas vividas por esses personagens. Outros depoimentos foram gravados no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Pernambuco. O documentário é, principalmente, sobre a resistência e sobrevivência aos tempos de ditadura.

O Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *