VI Simpósio Internacional Lavits acontece neste mês, na UFBA

Evento irá debater temas relacionados aos avanços tecnológicos e suas relações com a sociedade

Será realizado em Salvador, entre os dias 26 e 28 de junho, o VI Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).  O evento acontece na UFBA, no campus de Ondina. As inscrições são gratuitas.

Nessa edição, o tema será “Assimetrias e (In) visibilidades: vigilância, gênero e raça” e buscará discutir as relações entre tecnologias de vigilância e a reprodução de assimetrias na América Latina, especialmente aquelas relacionadas à discriminação racial, de gênero e socioeconômica. Além das discussões temáticas, serão realizadas oficinas e intervenções artísticas.

Entre os destaques da programação está a pesquisadora canadense Simone Browne, que fará a conferência de abertura “Na Vigilância da Negritude: Arquivos de Resistência e Rebelião”, na noite de 26 de junho. Simone é socióloga e atualmente professora da Universidade do Texas em Austin. Também é autora do livro Dark Matters: On the Surveillance of Blackness, no qual insere os estudos afro-americanos no centro dos estudos de vigilância.  

A Rede Lavits foi criada em 2009 e conta com membros de 14 instituições de quatro países latino-americanos (Brasil, Argentina, México e Chile) e um europeu (Bélgica).

Depois de ter passado por Argentina, México e Chile, será a segunda vez que o simpósio estará no Brasil (a primeira vez foi em Curitiba, em 2009).

Os grupos que organizam essa edição são: MediaLab (UFRJ), Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@/UFBA), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), Pretas Hacker e Preta Lab.

A programação completa do evento pode ser conferida clicando aqui.

Serviço
O que: VI Simpósio Internacional LAVITS
Quando: De 26 a 28 de junho
Onde:  Av. Adhemar de Barros, s/nº – Ondina
Como participar: Inscrições pelo site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *