Peça inspirada em obras de William Shakespeare estreia no Teatro Martim Gonçalves

Obra tem como estética o universo gótico e o drama

Por Lua Gama

Estreia na próxima quinta-feira (13), a peça Eu sou a Tempestade, obra de texto dramático que aborda temas do universo de William Shakespeare. O espetáculo estará em cartaz no Teatro Martim Gonçalves, localizado na Escola de Teatro da UFBA (ETUFBA) de quinta a sábado, às 20h e no domingo às 19h. A entrada é gratuita.

O espetáculo tem direção de Elisa Mendes e roteiro do dramaturgo Gildon Oliveira, que aborda na peça uma estética gótica da obra shakespeariana. A peça contém cenas inspiradas nos personagens, falas emblemáticas e situações das obras Romeu e Julieta; Titus Andrônicus; Macbeth; Antônio e Cleópatra; Hamlet; Rei Lear; com releituras contemporâneas, tornando o espetáculo em uma crítica político-social.    

“Da mesma forma o gótico é explorado para além de uma estética, investimos na criação de uma atmosfera que dá unidade às múltiplas situações apresentadas, em que paira uma ameaça de transformação a partir das ações de uma ‘criatura’”, explica o dramaturgo.

Ser ou não ser? Neste tempo de dúvida eis aí uma grande questão” , “… dissecar os conflitos da natureza explorando tudo o que tem nome … E denominar é de certa forma conhecer e conhecer assusta”, “ Há um nome que batiza a mudança que transformou tudo em incerteza. Para nós, ela atende por: criatura …”. São alguns trechos que dão corpo e voz à complexidade dos debates levantados na montagem: questões raciais, desigualdades sociais, sexualidades, segurança dentre outros temas.

Além da estética gótica inspirar a dramaturgia, ela serviu de base para a visualidade do espetáculo  – figurino e maquiagem – desenhada pelo multiartista Agamenon de Abreu. Já o cenário é uma instalação em constante transformação. O vazio, grandes escadas, trincheiras e móveis que circulam e vão evidenciando as discussões sociais, raciais, de sexualidade, entre outras. A parte cenográfica é uma criação da arquiteta Flora Borges e da diretora Elisa Mendes.

Eu sou a tempestade, é um espetáculo de formatura em artes cênicas da Escola de Teatro da UFBA e estará em cartaz até o dia 23 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *