Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba acontece em Salvador e celebra o audiovisual brasileiro e de países africanos

AMostra homenageia o ex-professor e pesquisador de cinema da Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA), Mahomed Bamba

Por: Glenda Dantas

Entre os dias 11 e 15 de abril de 2018, acontece, em Salvador, a I Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba. O Festival Internacional de Cinema,que terá exibições regulares na Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, e itinerantes nos bairros do Cabula, Uruguai e Garcia, reunirá mais de 35 obras de longas e curtas metragens realizados entre 2015 e 2017, produzidos por cineastas negra(o)s do Brasil e de países africanos de língua portuguesa, como Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

A mostra homenageia o ex-professor e pesquisador de cinema da Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA), Mahomed Bamba. Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), o cineasta, nascido na Costa do Marfim, propunha em seus ensaios uma nova leitura sobre as narrativas fílmicas produzidas nas periferias globais, sobretudo as realizadas no continente africano.

Em sua primeira edição, além da exibição de filmes de diversos gêneros, como ficções, documentários, animações e experimentais, a mostra contará ainda com mesas de debates, oficinas de animação para crianças, workshop de direção para documentário e para ficção e workshop de gestão e elaboração de projetos.

Com uma equipe formada por mulheres negras, o evento pretende visibilizar, difundir e debater a produção audiovisual realizada por cineastas negras(o)s de África e de sua diáspora. Diálogos sobre gênero e sexualidade também estarão presentes, a fim de estimular processos afirmativos de identificação.

A I Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba tem como parceiros, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a Diretoria de Audiovisual da Bahia (Dimas), a Diretoria de Espaços Culturais, o Espaço Cultural de Alagados, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, o Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, o Ponto de Cultura Boiada Multicor (Uniraam), a Aliança Francesa e Centro de Comunicação Democracia e Cidadania (CCDC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *