Movimentos Sociais e Gestão de Espaços Públicos são temas de discussão no Seminário de Políticas e Gestão Cultural

*Por Luiza Peixoto

Na última quinta-feira (21) o Seminário de Políticas e Gestão Cultural promoveu o debate sobreMovimentos Sociais e Gestão de Espaços Públicos de Cultura que contou com a presença de Jamira Alves (Coordenadora do Espaço Cultural Alagados), Amadeu Alves (Coordenador da Casa da Música) e Ana Valeska (Coordenadora do Espaço Cultural de Plataforma). Com mediação do professor Adalberto Santos (IHAC), a discussão girou em torno da importância dos movimentos sociais para a conquista de direitos em espaços públicos de cultura.

IMG00003

Jamira Alves deu início a sua fala abordando resumidamente a história do Espaço Cultural Alagados, que foi resultado da reivindicação de moradores e artistas por um espaço que atendesse as demandas culturais e artísticas da comunidade. Em seu discurso, Jamira ressalta a importância de parcerias estabelecidas com outras entidades do bairro para a construção do Espaço Cultural de Alagados “Enquanto o Estado não assumia a responsabilidade, os próprios moradores se organizavam e corriam atrás dos seus direitos” disse. A coordenadora ainda abordou a questão da flexibilidade que é preciso ter para gerir um espaço público e sobre a gestão compartilhada, onde as decisões são tomadas em conjunto com a sociedade civil visando o melhor para os moradores do bairro e os frequentadores do espaço “Não se faz nada, sem rede. Não se faz cultura sozinho”, conclui Jamira.

Dando continuidade ao debate, Amadeu Alves, coordenador da Casa da Música falou sobre as dificuldades que encontrou ao assumir a gestão do espaço que completa em setembro 20 anos de existência. O espaço localizado em Itapuã, encontra-se em uma área de proteção ambiental que guarda parte importante da história da cidade e as ações desenvolvidas devem buscar a preservação da memória cultural local. Ao assumir o posto de coordenador, Amadeu precisou rever formas de dar visibilidade ao espaço e maneiras de atrair o público que não estava frequente, umas das ações que gerou bastante resultado foi o Sarau de Itapuã, evento que acontece nas noites de segunda-feira, quinzenalmente, e conta com ações culturais diversas.

Ana Valeska que coordena o Espaço Cultural de Plataforma, falou sobre as mobilizações sociais que resultaram na criação do espaço e da importância de uma Gestão Participativa, onde todos devem ser consultados e considerados. Através de fotos, o público presente no seminário pôde obsevar a importância da mobilização social para um espaço de cultura e como o este se encontrava abandonado até 2006, quando aconteceu sua revitalização. Segundo ela, Estado e Sociedade Civil devem se unir em prol de um objetivo comum, que é descentralizar e dar acesso aos bens e serviços culturais. A gestão participativa, “escuta a fala do outro”, permitindo que se chegue a um resultado oriundo da escolha coletiva e não por imposição. Valeska ressaltou a importância das parcerias e reuniões com membros da comunidade para definição de objetivos em prol de um bem comum “O desafio é sair do lugar de conforto e buscar seus direitos”, conclui.  Encerrando a fala dos convidados foi aberto o debate com a participação do público presente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *