Museu de Zoologia da Ufba expõe seu acervo no XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia

tatu

 

*Por Itamar Ferreira

De 05 a 09 de março o Centro de Convenções da Bahia recebe o XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. A exposição Museus e Animais: Memória do Brasil, inédita no Brasil, foi idealizada pela presidente do Congresso Brasileiro de Zoologia, Rejâne Lira, e pela coordenadora do Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Favísia Freitas. Com o tema “Biodiversidade e Memória”, o congresso tem como objetivo lembrar as pessoas sobre a importância da preservação histórica e cientifica da biodiversidade do Brasil. “A exposição é uma grande oportunidade para a sociedade ter acesso e a esse conhecimento e entender a importância dos museus e da preservação da biodiversidade”, conta Favísia.

A coordenadora do Museu de Zoologia da Ufba ainda explica que “o museu não é um lugar onde se coleciona coisas velhas e mortas, mas sim um local de onde surgem base do conhecimento cientifico para produção de remédios, estudos sobre a medicina legal, informações da medicina veterinária e estudos para o conhecimento de prevenção de doenças”.

O congresso vai receber 17 museus nacionais para compor a exposição. Dentre os quais estão Museu Emílio Goeldi do Pará, Museu Inpa de Manaus, Instituto Butantan de São Paulo e o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Instituições da Bahia também irão participar do congresso trazendo seu acervo, como Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Instituto Baleia Jubarte e Projeto Tamar e o Museu de Zoologia da Ufba representando o Museu de História Natural da Ufba.

bicho preguiça

 

O Museu Zoologia da Bahia

O museu tem seus primórdios no 1º Gabinete de História Natural montado na Bahia na Escola de Medicina em 1835. No início do século XX grande parte do acervo foi destruído devido a um incêndio no prédio. A parte do acervo que não foi queimado foi levado para a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras onde tinha parte do acervo de zoologia. Em 1943, o museu ganhou a “Coleção de borboletas” do Dr. Pedro de Araújo, com cerca de 1000 exemplares.

“O museu hoje representa um dos maiores bens patrimoniais da parte da zoologia da Universidade Federal da Bahia, como forma de preservar a memória histórica e cientifica”, afirma Favísia. Todo o material que é estudado nas teses, dissertações, iniciação cientifica e monografias oriundas dos trabalhos de conclusão de curso são depositados no museu.

Confira a programação.

 

* Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *