Produção da Escola de Teatro da Ufba lidera lista de indicações ao Prêmio Braskem

Foto: Lilih Curi
Foto: Lilih Curi

Por Adriana Santana*

Um retrospecto na história da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUfba) permite verificar que suas produções sempre alcançaram o reconhecimento público, seja através das críticas positivas ou dos prêmios conquistados. Assim foi com a Companhia de Teatro da Ufba e continua sendo com outros espetáculos produzidos por professores e estudantes da unidade. Para comprovar que a Escola mantém-se criativa, o Prêmio Braskem de Teatro 2011 apresenta indicações de espetáculos produzidos pela ETUfba em todas as categorias.

Prêmio Braskem de Teatro destaca anualmente as melhores produções do teatro baiano em oito categorias: espetáculo adulto, espetáculo infanto-juvenil, direção, ator, atriz, texto, revelação e categoria especial. Muitos espetáculos produzidos por estudantes e professores da Escola de Teatro da Ufba figuram na lista de indicados, entre eles, Meu nome é mentira, que lidera a lista de indicações, concorrendo a cinco categorias – espetáculo adulto, direção, atriz (Vera Pessoa, que atuou também em Vestir os Nus), texto e categoria especial (pela trilha sonora de Luciano Bahia). Meu nome é mentira tem texto e direção do doutor em artes cênicas e professor da ETUfba, Luiz Marfuz, e foi apresentado no semestre passado como espetáculo de formatura do curso de Interpretação Teatral.

Junto a outros quatro especialistas, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/Ufba), Claudio Cajaíba, foi responsável por avaliar 53 espetáculos que estiveram em cartaz em 2011. “Integrar a comissão é ao mesmo tempo uma tarefa árdua e prazerosa. São muitas as boas surpresas, as quebras de preconceitos, talvez em número maior que as decepções. É um exercício que me agrada muito”, afirma ele, que integra o júri do prêmio pela segunda vez. Sobre as constantes indicações de espetáculos produzidos pela Ufba, Claudio Cajaíba afirma  “que a ETUfba sempre contribuiu para o aperfeiçoamento dos resultados artísticos que se mostram na cidade e sempre estabeleceu relações muito produtivas com o seu entorno. Abriga, acolhe, incentiva e não se furta a dialogar com os demais artistas e com as demais instituições que se empenham em tornar o nosso teatro de melhor qualidade. Ao tempo em que produz, contribui também para a reflexão de sua própria produção e de outras produções da cidade e de fora dela”.

Revelação

Graduados em direção teatral recentemente, Felipe Soledade e Isis Gledhill concorrem a categoria Revelação pelos espetáculos individuais produzidos como trabalho de conclusão de curso. Felipe Soledade concorre pela peça Quase Nada, indicada ainda na categoria Texto, assinado por Marcos Barbosa. Isis Gledhill concorre ao prêmio pela direção do espetáculo Vestir os Nus. “Foi uma honra ser indicada ao Braskem logo no início da minha trajetória no teatro, estar nessa lista é como uma carta de recomendação e um incentivo para continuar com o trabalho”, afirma a diretora.

Foto: Jeronimo Soffer
Foto: Jeronimo Soffer

Outro candidato ao prêmio Revelação é o estudante do curso de Interpretação Teatral, Yuri Tripodi. Ele é integrante do Teatro Base, grupo teatral que já em seu espetáculo de estreia alcançou três indicações – concorre a Espetáculo Adulto Revelação (categoria em que o grupo e o ator estão entre os indicados). “Nem o espetáculo Arbítrio, nem o Teatro Base nasceram da tentativa de adquirir editais, tampouco prêmios. Os componentes do grupo se juntaram simplesmente pelo desejo de comungar experiências, estudos, práticas e, em um momento posterior, pesquisar juntos sobre temáticas e métodos da atuação que despertavam interesse coletivo”, afirma Yuri Tripodi.

O ator compreende o Prêmio Braskem como um bom incentivo para a área teatral, mas não vê as indicações com tanta empolgação. “Acho a premiação interessante, é um reconhecimento legal do seu trabalho, do seu esforço. O apoio financeiro é bacana (principalmente quando se estrutura um espetáculo sem nenhum patrocínio particular ou público, como é o nosso caso), mas a premiação não pode ser, na minha opinião, mote para criação na arte”, indica.

Teatro Base é um núcleo de pesquisas teatrais formado por alunos de interpretação teatral, direção teatral e licenciatura em teatro da Escola de Teatro da Ufba. Arbítrio, seu espetáculo de estreia, realiza segunda temporada entre 16 de março e 1º de abril na Casa Preta, no bairro 2 de Julho.

Prêmio Braskem

Prêmio Braskem de Teatro tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. Ele surgiu em 1993 com o nome de Troféu Bahia Aplaude, em 1999 foi nomeado Prêmio Copene de Teatro e ganhou o nome que tem hoje apenas em 2002. A premiação surgiu como parte da política de responsabilidade social da Braskem, que define como foco de sua atuação a inclusão social, a educação ambiental e promoção cultural.

Qualquer espetáculo baiano montado no ano corrente pode concorrer ao prêmio, que passa pela análise de uma comissão julgadora, formada esse ano pela diretora teatral e escritora Adelice Souza, pelo pós-doutor em artes cênicas e coordenador do Programa de Pós-graduação em artes cênicas (PPGAC/Ufba), Claudio Cajaíba, pela coreógrafa Lia Robatto, pelo escritor e jornalista Marcos Uzel e pelo dramaturgo Paulo Henrique Alcântara.

Os vencedores das categorias Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil receberão um prêmio no valor de R$ 30 mil, enquanto os demais serão contemplados com R$ 5 mil cada. Os vencedores dessa edição serão conhecidos no dia 4 de abril, em cerimônia aberta apenas para convidados.

Serviço

O que: cerimônia de premiação da 19ª edição do Prêmio Braskem de Teatro

Quando: 04 de abril de 2012

Onde: Sala principal do Teatro Castro Alves

Quanto: cerimônia aberta apenas para convidados

 

Com informações de Odebrecht e Agência de Textos – Comunicação Integrada

* Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *