Exposição “Estúdio aberto: Arquiteturas da Revolta” chega à Galeria Menor do Goethe-Institut

Com entrada gratuita, a exposição acontece de 17/05 a 23/05, de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Estudio aberto - Arquiteturas da Revolta (Foto - Divulgacao) (1)

Foto: Divulgação

Entre os dias 17 e 23 de maio o Goethe-Institut Salvador-Bahia, localizado no Corredor da Vitória, abre as portas para a exposição “Estúdio aberto: Arquiteturas da Revolta”, uma imersão nas intersecções entre história, arquitetura e resistência. A mostra é uma colaboração entre o Programa de Residência Vila Sul do Goethe-Institut e o grupo de estudos Corpo, Discurso, Território e Faculdade de Arquitetura da UFBA, e conta com a curadoria de Huda Tayob e Gabriela Gaia. A abertura da mostra acontece nesta sexta-feira (17), às 18h, e tem entrada é gratuita, de segunda a sábado, das 9h às 18h. 

A exposição, que tem como ponto de partida a revolta dos Malês de 1835, busca explorar possíveis arquiteturas em meio às crises sociais e ecológicas. Mais do que uma exibição estática, trata-se de um espaço de criação e reflexão, onde um “estúdio aberto” foi montado como resultado de um workshop de dois dias, envolvendo desenho como prática de memória, reconstrução, registro e conexão entre lugares e narrativas. 

Além da exposição, Huda Tayob e Gabriela Gaia participarão do Ciclo de Conversas – Ecologias em tempos de vertigem, no mesmo dia de abertura da exposição, às 15h, no KreativLab do Goethe- Institut. O ciclo discutirá postura ecopolíticas, experiências de natureza no campo das artes e processos artísticos que consideram a terra como metáfora e matéria. 

“O foco da Vila Sul é o intercâmbio cultural através dos temas do Sul. Uma ação como a proposta por Huda Tayob que é da África do Sul em diálogo com a Professora Gabriela Gaia e alunos da Faculdade de Arquitetura da UFBA a partir de um marco histórico como a Revolta dos Malês tendo a arquitetura como base é de grande relevância”, comenta Leonel Henckes, diretor do Programa Vila Sul. 

O projeto conta com a participação de com a  participação de Janaina Selva, Renata da Silva Cardoso, Natalia Gabriel, Gabriella Suzart, Eric Estevão, Laila Souza, Cibele Bonfim, Zara Rodrigues, Caroline Silva Souza, Áurea Moura Gumes, William Soares Freitas, Cecília Andrade, Roberta Lia, Lauren Lima.

 

Sobre o Goethe-Institut:

O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 150 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

Serviço

Exposição: “Estúdio aberto: Arquiteturas da Revolta”

Abertura: 17/02/2024, às 18h

Período da exposição: 17/05/2024 a 23/05/2024

Visitação: Segunda a sábado, das 9h às 18h

Local: Galeria Menor do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada: Gratuita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *