Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) recebe o cinesta queniano, Mohamed Saïd

O evento faz parte da programação da quinta edição do MIMB que será realizado entre os dias 08 e 27 de abril

O renomado cineasta, produtor cultural e diretor executivo do DocA – Documentary África, Mohamed Saïd Ouma, desembarca em Salvador, entre os dias 23 e 25 de abril, para participar do Festival MIMB. O evento reúne masterclass, Rodadas de Negócios do MERCAMIMB e Sessão DocA. A entrada é gratuita, para mais informações acesse o site: www.mimb.com.br

 

Sob a curadoria do cineasta, a Sessão DocA, que acontece no dia 23 de abril, no auditório do Goethe-Institut Salvador, exibirá quatro filmes de diferentes países da África, são eles: “Na superfície”, de Fan Sissoko, do Mali; “Stéro”, de  Tevin Kimathi e Millan Tarus, do Quênia; “O enviado de Deus”, de Amina Abdoulaye Mamani, do Niger, Burkina Faso e Rwanda; “Sèt Lam”, de Vincent Fontano, da Ilha da Reunião. Ao final da sessão, Mohamed Saïd irá participar de um debate com o público presente. 

 

No dia 24 de abril, Mohamed participará das Rodadas de Negócios, no qual se reunir com realizadores de projetos da categoria de documentário, selecionados previamente através da chamada do MERCAMIMB. O encontro será no Teatro Gregório de Mattos.

 

E para fechar a programação, no dia 24 de abril, o cineasta vai ministrar a masterclass “Cinemas Africanos – O Renascimento?”, no Goethe-Institut Salvador, aberta ao público e com entrada gratuita. Para participar o interessado deve se inscrever através de formulário disponível no site oficial do evento.  “A masterclass vai abordar o atual reconhecimento de filmes africanos nos principais festivais ocidentais, o aparecimento de gigantes do streaming no continente, a  multiplicação de iniciativas de desenvolvimento da indústria, dentre outros temas. Vou trazer questionamentos como: Será este renascimento temporário? Ou será que as condições para o desenvolvimento de um ecossistema sustentável finalmente se reuniram? ”, destaca o cineasta Mohamed Saïd Ouma.

 

SOBRE MERCAMIMB: 

Primeiro ambiente de negócios de audiovisuais promovido pela MIMB para realizadores e criadores negros e negras de todo Brasil, o MERCAMIMB, que acontece presencialmente em Salvador, entre os dias 22 a 24 de abril, dentro da programação da 5ª edição da MIMB, tem o objetivo de aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros dos players e plataformas do segmento, entre eles canais de TV, distribuidoras, programadoras, coprodutoras, investidoras e outros agentes do mercado nacional e internacional. “As ações do MERCAMIMB são importantes para além da carreira específica de quem participa desta edição. Avançamos ao conquistarmos mais espaços para contar as nossas histórias, mas ainda somos poucos nas negociações e com a caneta na mão para assinar”, ressalta Claudia Gonçalves, coordenadora das ações de negócios.

 

À frente do DocA, Mohamed tem como objetivo promover e nutrir laços pan-africanos fortes, especialmente no setor de documentários, aproveitando sua valiosa rede profissional que recentemente o capacitou a reunir players chave dos festivais de cinema como o Durban International Film Festival, Cores do Nilo na Etiópia para a região da África Oriental e Austral, FESPACO em Burkina Faso, Rencontres de Saint Louis no Senegal para a região da África Ocidental, Rencontres Cinématographiques de Béjaïa na Argélia, Festival de Cinema de Tânger no Marrocos, o JCC em Cartago, Tunísia, o Capítulo Africano da ASIFA no Egito, em resposta à necessidade de conexões na África do Norte.

 

O cineasta, que também está envolvido no “Projeto Patrimônio Africano”, programa que visa restaurar cinquenta filmes africanos de importância histórica, cultural e artística, destaca na aula “Cinemas africanos, o Renascimento?”, a necessidade de profissionalização da indústria cinematográfica africana, especificamente do setor de documentários, dada a importância em manter relações constantes localmente, regionalmente e internacionalmente para facilitar a troca de conhecimentos e habilidades por meio de parcerias inter e intracontinentais. “Como diretor executivo de um Fundo Pan-Africano para o Cinema Documentary África, utilizarei a iniciativa DocA para fornecer possíveis respostas e perspectivas”, conta o cineasta.

 

A MIMB é coordenada e protagonizada por Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amor Divino, mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde direção e fotografia até produção executiva e curadoria. O projeto é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio da Dow Brasil e realização do Ministério da Cultura e Rosários Produções Artísticas.

O MERCAMIMB tem patrocínio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, através do Programa SalCine e conta com a parceria do DocA, Estúdios Globo e Projeto Paradiso.

 

SERVIÇO:

Sessão DocA (exibição de 4 filmes de África) + debate com o cineasta Mohamed Saïd Ouma

Data: 23 de abril

Local: Auditório do Goethe-Institut Salvador.

Entrada gratuita e aberta ao público

 

Reunião de Mohamed Saïd Ouma com projetos do MERCAMIMB – Rodadas de Negócios

Data: 24 de abril

Local: Auditório Goethe Institut

Atividade exclusiva dos inscritos no MERCAMIMB

Masterclass “Cinemas africanos, o Renascimento?”, ministrada pelo cineasta Mohamed Saïd Ouma, com mediação de Júlia Morais

Data: 25 de abril, das 19h às 21h

Local: Auditório Goethe Institut

Entrada gratuita e aberta ao público

 

Mais informações sobre retirada de ingresso no site: www.mimb.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *