Artistas residentes do Goethe-Institut promovem eventos culturais gratuitos em Salvador

Os eventos acontecem nos dias 16, 19 e 22 de novembro

 

Artistas residentes do Programa Vila Sul do Goethe-Institut realizam, entre os dias 16, 19 e 22 de novembro, eventos culturais gratuitos, abordando temas relacionados à música, cultura iorubá e cinema. As apresentações ocorrem em diversos espaços da cidade. 

Nesta quinta-feira (16/11), às 16h, no Museu Cidade da Música da Bahia, a cantora venezuelana, radicada na Alemanha, Eleonora Gotopo, e a musicista Mônica Millet, apresentam o “Futurismos Ancestrais”. Já domingo (19/11), às 16h30, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), a artista e pesquisadora nigeriana Odun Orimolade realiza o evento “Itoju: Instruções para o Cuidado”. E para fechar com chave de ouro, no dia 22 de novembro, às 18h30, no Teatro do Goethe-Institut, acontece, “Entre-dois: Reflexos de uma Trajetória Cinematográfica”, um bate-papo com a cineasta Clarissa Rebouças. 

Para Leonel Henckes, coordenador de programação cultural e do programa de residência artística, o programa Vila Sul é uma ótima oportunidade de compartilhar experiências culturais com Salvador. “O Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, é um projeto de intercâmbio cultural e formação global de redes de artistas a partir dos temas do Sul e que já trouxe mais de 130 artistas para Salvador desde sua criação em 2023. Os eventos são a contrapartida desses artistas para a cena local. Nosso foco é sempre a troca. Estamos entusiasmados em ver como esses eventos deste mês irão contribuir para um diálogo enriquecedor e uma maior compreensão da diversidade cultural.”

 

Futurismos Ancestrais: papo musical entre Eleonora Gotopo (Berlim) e Mônica Millet (Salvador) – Dia 16 de novembro, às 16h – Cidade da Música da Bahia:

A cantora venezuelana Eleonora Gotopo se apresenta junto com a musicista Mônica Millet para criar uma experiência musical única. Gotopo traz o conceito de “Futurismo Ancestral” para a música, explorando memórias apagadas pela colonização. Mônica Millet, por sua vez, é uma mestra da cultura popular afro-brasileira e percussionista. Juntas, elas desafiam a identidade colonial de “latino” que permeia a cultura pop, inspirando outros jovens a reconectar-se com suas raízes.

 Itoju: Instruções para o Cuidado – Dia 19 de novembro, às 16h30 – Museu de Arte Contemporânea da Bahia:

 A artista e pesquisadora nigeriana Odun Orimolade realiza uma roda de conversa sobre a autocuidado no evento “Itoju: Instruções para o Cuidado”. Este evento explora o fenômeno do nascimento de gêmeos, mais prevalente entre o povo iorubá, e sua associação com a função de cuidado na sociedade contemporânea. A conexão entre a cultura iorubá e Salvador é destacada, enfatizando as semelhanças e hibridismo cultural resultantes da história.

 Entre-dois: Reflexos de uma trajetória cinematográfica – Dia 22 de novembro, às 18h30 – Teatro do Goethe-Institut: 

No evento “Entre-dois: Reflexos de uma Trajetória Cinematográfica”, Clarissa Rebouças, cineasta residente do Goethe-Institut, exibirá alguns de seus curtas-metragens, estabelecendo um paralelo com sua trajetória como cineasta. A conversa incluirá sua experiência de imigração e as oportunidades de produção audiovisual fora da tradicional lógica dos editais governamentais. Clarissa compartilhará como sua jornada enriqueceu sua produção cinematográfica e buscará inspirar outras estratégias de produção audiovisual.

 

Sobre o Goethe-Institut

O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

 

Serviços:

 

Evento: “Futurismos Ancestrais: papo musical entre Eleonora Gotopo (Berlim) e Mônica Millet (Salvador)

Data: 16 de novembro, terça-feira, às 16h

Local: Cidade da Música da Bahia, Praça Visconde de Cayru, Comércio.

 

Evento: Itoju: Instruções para o Cuidado; com Odun Orimolade

Data: 19 de novembro, domingo, às 16h30

Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia, Rua da Graça, Graça.

 

Evento: Entre-dois: Reflexos de uma trajetória cinematográfica; com Clarissa Rebouças

Data: 22 de novembro, quarta-feira, às 18h30

Local: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia, Avenida Sete de Setembro, Corredor da Vitória.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *