Quinta edição do Mafro e Você entra na Década Internacional de Afrodescendentes

Museu Afro-Brasileiro da UFBA promove encontros semanais para celebrar o Mês da Consciência negra                             

Por Kelven Figueiredo

No mês de celebração da Consciência Negra, o Museu Afro-Brasileiro da UFBA (Mafro), localizado no Terreiro de Jesus (Pelourinho), realiza nos dias 9, 16 e 23 de novembro, sempre às 16h30, o encontro O Mafro e Você.  O evento que é aberto ao público em geral e possui entrada franca tem como objetivo reforçar a cooperação global para o desenvolvimento de uma cidadania plena e fomentar uma participação igualitária de todos os setores da sociedade na Década Internacional de Afrodescentes.

O primeiro dia de atividades conta com a  participação do fotógrafo Alberto Lima que apresentará seu último trabalho, o Projeto Stillos. Sua série de fotografias aborda a temática do empoderamento negro através da fotografia e pretende mostrar oportunidades no mercado da moda de Salvador, contrariando o conceito eurocêntrico-padrão de beleza.

A programação continua no dia 16/11 com o professor e coreógrafo Luiz Bokanha, que promoverá um bate-papo sobre sua vida profissional e carreira internacional. Ele foi bailarino do Balé Brasileiro da Bahia, do Gran Theatre de Géneve (Suíça); da Companhia Balé do Século XX (de Maurice Béjart) e do Balé da Cidade de São Paulo. Também foi coreógrafo e diretor da casa de show Maracanã, em Firenze (Itália), por 20 anos.

O encerramento no dia 23/11 ficará por conta do Papo de Senzala Navio Negreiro, um coletivo que revisita o poema de Castro Alves, através de performances de canto, dança e poesia. A abordagem é temática e com fins de afirmação dos valores da negritude baiana. O evento ainda contará com as presenças da professora Vanda Machado, da socióloga Sandra Maria Bispo e dos músicos Juraci Tavares e Marcos Santana.

mafrocorpo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *