Acontece hoje o Seminário Internacional Abolicionismo e Arte

Com o objetivo de fomentar a discussão e reflexão política para o fazer artístico, os trabalhos do seminário serão abertos com as Profas. Angela Davis e Gina Dent

Ruan Amorim

Como parte do primeiro ato da ocupação abolicionista Vozes de Sangue Negro, o Seminário Iternacional Abolicionismo e Arte realiza hoje primeira mesa temática  “Artes Negras e o Feminismo Abolicionista”, com Angela Davis e Gina Dent. Este primeiro evento será transmitido pela plataforma Zoom, com tradução simultânea, às 19h.

O projeto Vozes de Sangue Negro é uma iniciativa de ocupação abolicionista da Cia Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A ocupação ocorre, entre os meses de março e abril, em três atos poéticos-políticos: ATO 1 – Seminário Internacional Abolicionismo e Arte, ATO 2 – Encruzilhadas poéticas entre o vídeo e a performance, ATO 3 – Instalação pública das Vozes de Sangue Negro.

Em nota, diretor artístico do projeto, Stênio Soares, conta que “esta ocupação foi proposta pelas professoras pretas da Escola de Teatro, Alexandra Dumas, Evani Tavares e Stênio Soares, que formam um aquilombamento artístico, um coletivo negro de artistas-docentes, em um processo de investigação poética”.

ATO I – Seminário Internacional Abolicionismo e Arte

Stênio também destaca que, com o objetivo de fomentar a discussão e reflexão política para o fazer artístico, os trabalhos do seminário  serão abertos com a Profa. Angela Davis. “Importante nome do feminismo abolicionista, cujo pensamento e luta inspiram nossa poética. E toda segunda-feira, abriremos nossas encruzilhadas, com outras vozes”, afirma Stênio. 

O Seminário Internacional Abolicionismo, que ocorre hoje com a filósofa, escritora, professora e ativista estadunidense Angela Davis, e com a professora associada de Estudos Feministas na UC Santa Cruz, na Califórnia Gina Dent e mediação da professora de literatura na Universidade Federal da Bahia, Denise Carrascosa.

E no dia 28 de março, a mesa Artivismo Negro, às 19h, também transmitido através do Zoom, será debatido entre a cineasta, coreógrafa, curadora, diretora de espetáculos cênicos, dramaturga e professora, Carmem Luz, o ator, diretor, iluminador, dramaturgo, roteirista, apresentador e repórter Angelo Flávio e a mediação da docente do Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de teatro da UFBA, Evani Tavares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *