Grupo de Violoncelos da UFBA realiza concerto em homenagem a Clara Mascarenhas, violoncelista vítima da Covid

O evento  acontece neste sábado, às 15h, no Museu de Arte da Bahia

Ruan Amorim

No Museu de Arte da Bahia (MAB), no dia 19 (sábado), acontece o concerto do Grupo de Violoncelos da UFBA, em homenagem a Clara Mascarenhas, ex-integrante do Grupo,  vitimada pela COVID em maio do ano passado. A apresentação, que ocorrerá às 15h, tem presença confirmada de alunos de diferentes instâncias da Escola de Música da UFBA, bem como professores e músicos da Orquestra Sinfônica da UFBA.

Em nota, a organização do evento diz que a palavra que define o evento é “especial”, uma vez que homenageia Clara, que completaria 23 anos no dia da apresentação. “Conhecida por sua gentileza e simpatia, Clara marcou presença com sua personalidade acolhedora. Para honrá-la, o conjunto realiza um concerto com peças de Tomaso Albinoni, Manoel de Falla, Alfredo Moura, Astor Piazzolla, Julius Klengel, Gabriel Fauré e Chiquinha Gonzaga”, diz o texto de divulgação do concerto.

EMUS (2)

O Grupo de Violoncelos da UFBA é um projeto de extensão da Escola de Música da UFBA idealizado e coordenado pela professora Suzana Kato. O projeto tem como objetivo principal promover o desenvolvimento do ensino do Violoncelo, tendo a prática camerística como elemento motivador. Ao mesmo tempo, busca divulgar o violoncelo em todo o seu potencial, a partir de composições específicas, arranjos e adaptações para essa formação. 

A atividade extensionista busca também propiciar a troca de experiências através da integração de violoncelistas das diversas esferas da Escola de Música da UFBA. A formação para este concerto consiste de: Caio Brito, Cândida Lobão, Claudio Luz do Val, Christian Knop, Faisal Hussein, Guilherme Venturato Custódio, Italo Rafael Nogueira, Janice Brandão, Luan Santa Clara, Leticia Rodrigues Ferreira, Peter Almeida, Pillar Gisele Rodrigues, Suzana Kato e Thomaz Rodrigues.

Série EMUS no MAB — A apresentação deste sábado é parte da série EMUS no MAB, criada em parceria entre as duas instituições, em que o museu de Arte da Bahia recebe diversas produções artísticas de professores, alunos e músicos vinculados à Escola de Música da UFBA, em uma retomada das atividades culturais presenciais realizadas pela EMUS. No mês de março, apresenta-se ainda o Grupo de Percussão da UFBA, no dia 23/03 (quarta), às 19h.

Em respeito aos protocolos sanitários vigentes, é necessário o uso constante de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação. O acesso do público às dependências do museu também está limitado à lotação determinada pelo espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *