Agenda Indica: Curta-metragens animados com menos de 15min.

Por: Laisa Gama

Não tem nada melhor do que filmes animados, na minha opinião. Tem muitas animações que trazem reflexões sobre as questões mais diversas da vida, como por exemplo “Uma aventura com alma”, produzido pela Disney e a Pixar,  que conta a história de um homem que é professor de música que tem um sonho antigo de ser músico de jazz. Mas às vezes, principalmente na correria do dia a dia, não temos muito tempo para vermos um filme muito longo.

Pensando nisso, nesta minha última indicação de 2021, trouxe para vocês três curta-metragens que dialogam com fases e acontecimentos da vida. Vejo como uma forma de demonstrar que mesmo em pouco tempo, podemos nos identificar e nos emocionar com produções animadas. E é sempre bom lembrar:  Não é porque é animado, que é infantil. Vamos lá!

SE ALGO ACONTECER… EU TE AMO

Se você ainda não conhece esse aqui, chegou a hora. Ele é um filme original Netflix, escrito e dirigido por Will McCormack e Michael Govier. Ele levou o Oscar de melhor filme animado de 2021 e conta em 12 minutos a história de um luto familiar pela morte da filha única em um tiroteio na escola. É muito emocionante a forma que a história é contada. A família que agora é somente o marido e a esposa, que estão devastados pela tragédia. Durante o curta, vemos uma jornada pelas memórias da filha e como eles vão tentando se manter firmes e unidos mesmo numa situação tão triste que é a perda de um filho, principalmente de uma maneira tão trágica.

Sabemos que os Estados Unidos, país de produção do filme, é marcado por inúmeros casos de atentados escolares e vejo o filme mostrar também um pouco da dor que cada uma das famílas que já perdeu algum ente querido sentiu. É incrível a produção!

laisa_3

20 E POUCOS

Já este, produzido pela Disney com a direção de Aphton Corbin, vai tratar sobre o começo da vida adulta. Eu achei bastante interessante a forma como a história foi contada, onde uma mulher e sua irmã vão para a balada comemorar seus 21 anos e poder legalmente ingerir álcool, de acordo com as leis dos Estados Unidos. Porém em certo ponto do longa vemos que por baixo da roupa de mulher tinham na verdade outras 3 com idades diferentes: 10, 16 e 0. 

Aparentemente a história parece que não vai ter muito sentido, que é um disfarce real. Porém os questionamentos que são eludidos pelo conto, é o que acontece com muitos de nós quando estamos começando a ter um gostinho do que é a vida adulta de fato. Ele está disponível no Disney +.

laisa_1

LA BOÎTE – A CAIXA

E por último, temos o curta dirigido por Eliott Belrose, Carole Favier, Loïcia Lagillier, Aloïs Mathé, Juliette Perrey e Joran Rivet. Ele vai contar a mini história de um senhor idoso que mora sozinho e está enfrentando um grande desafio: capturar um ratinho que entrou em sua casa. Ao longo do processo, quando finalmente consegue o que queria, fica sem saber como prosseguir.

É um filme curtinho que está disponível no Youtube, com somente 7 minutos que dialoga com muitas questões como a solidão e também sobre a importância que é ter uma companhia para termos um gostinho de felicidade rotineira. Todas as três indicações de hoje são, para mim, incríveis e não vai tomar muito tempo do seu dia! A depender do seu tempo, dá até para ver todos de umavez só! 

laisa_2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *