Inscrições para o programa Youth Brasil 2022 vão até o dia 22 deste mês

Assuntos que envolvem o tema Governança da Internet são conteúdo do projeto

Por: Inara Almeida

 22 de dezembro é o prazo final de inscrição para participantes do programa Youth Brasil 2022 e deve ser feita através do site do CGI.BR (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Desde 2015, o programa possibilita que muitos jovens tenham seu primeiro contato com o tema Governança da Internet, que representa o desenvolvimento e execução pelos governos, sociedade civil e iniciativa privada da evolução e uso da Internet.

O objetivo do curso é contribuir com a formação de jovens entre 18 e 26 anos que serão a próxima geração de líderes da internet. Os organizadores analisam que, apesar de determinarem a cultura online, é notório que esse público não está presente nas discussões políticas sobre Governança da Internet, por isso, o programa surgiu com o intuito de apresentar a temática.

 Após a seleção, o Programa é comporto por quatro fases: Estudo dirigido: consistirá na disponibilização de materiais previamente selecionados e na discussão em grupos em uma plataforma on-line. Inscrição para participar dos eventos: Após o término do estudo dirigido, os participantes deverão se inscrever para participar em até dois eventos, sendo um deles o Fórum da Internet no Brasil. Seleção de auxílio à participação: que inclui hospedagem, custo de passagens aéreas e ajuda de custo para alimentação. Série de Webinars: Serão enviados 10 jovens para o LACIGF15, da América Latina, 40 jovens para o Fórum da Internet no Brasil e 10 jovens para o IGF 2022, internacional.

Mariana Gomes, jornalista que participou do curso em 2019, foi aprovada e participou do fórum internacional que aconteceu em Berlim. A comunicadora criou o projeto Conexão Malunga, que discute tecnologias da informação e comunicação dentro da mídia negra a partir da Governança da Internet, depois da sua participação no curso e garante que a experiência vale a pena.

“Mesmo quando não consegue as bolsas, o estudo dirigido, a formação de rede com outros universitários de diversas áreas e regiões do país foram coisas que continuaram. São pessoas que eu aciono para conversar, estudar e saber de oportunidades, ainda mais porque Governança da Internet é o que eu pesquiso”, afirma.

 A jornalista ressalta que a presença de estudantes de comunicação não é expressiva, sendo possível encontrar mais alunos da área do Direito e Engenharias, mas que esse tipo de conhecimento em aspectos técnicos da internet faz toda a diferença para a área, seja para criar algum produto para redes sociais ou desenvolver pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *