Comédia musicada “Liquidação” entra em cartaz na UFBA

O espetáculo é fruto do trabalho final da disciplina Laboratório de Direção Teatral – A Cena Aberta

Por: Glenda Dantas

Traçando paralelos entre o atual cenário político brasileiro de ruptura democrática e as peças “Dansen” e “Quanto Custa o Ferro?” do dramaturgo Brecht em parceria com Ruth Berlau, alguns alunos de Direção Teatral da UFBA lançam a comédia musicada “Liquidação”.

As apresentações irão ocorrer nos dias 21 e 22 de julho, às 19h, na sala 104, no PAF 5, no Campus da UFBA em Ondina. A peça é o resultado cênico da disciplina TEAA23 – Laboratório de Direção Teatral – A Cena Aberta, orientada pelo professor Érico José.

O título da peça não é à toa. Liquidação, de acordo a diretora da peça, Juliana Ruiz, tem dois significados. “O primeiro é de comércio, e esse é um espetáculo onde os personagens são comerciantes. Estamos fazendo uma crítica ao pensamento neoliberal, e à questão de como o lucro, no capitalismo, acaba determinando nossas relações sociais. O segundo sentido é de liquidar algo, exterminar. Na peça um dos personagens vai matando os outros”.

Ela explica que essa simbologia é usada por Brecht para representar os avanços do nazismo na Alemanha. Na peça, eles relacionam com o período pós-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, onde “os direitos civis estão sendo liquidados em função do avanço totalitarista pós-golpe”, finalizou Roiz.

A concepção e direção da peça é de Juliana Roiz. O elenco é formado por Bianca Andrade, Francis Salys, Gabriel Lyber, Juliana Sanleão. A direção musical ficou por conta de Gabriel Lyber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *