Evento no CEAO discute racismo lusotropicalista e branquitude na TV

Evento vai discutir relações étnico-raciais nos meios de comunicação

Por: Glenda Dantas

Jornalistas e pesquisadores de relações étnico-raciais vão discutir sobre o racismo nos meios de comunicação, especialmente na TV, na mesa de debates  “Branquitude e Televisão/Racistas São os Outros”, na próxima sexta-feira (27).

Na oportunidade também vão ser discutidos o fomento aos estudos de raça, classe e gênero no Brasil. O evento é promovido pelo Etnomídia (Facom/UFBA), e vai ser realizado na sede do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao/UFBA), no Largo Dois de Julho, das 18h às 20h30.

Estarão na mesa Vania Dias, jornalista, feminista negra e mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA e apresentadora do Soterópolis-TVE/BA; Lázaro Cunha, presidente da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e diretor de projetos especiais do Instituto Cultural Steve Biko; e Ana Gualberto, assessoria técnica do Koinonia Presença Ecumênica e Serviço e pesquisadora feminista do Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades (Etnomidia) do Póscultura, com estudos sobre mulheres quilombolas do baixo-sul da Bahia.

Renísia Garcia, pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB) também estará presente. O debate será mediado pela mestranda do Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro) da UFBA, Míria Alves Womble.

Lançamento de livros
Além da mesa, haverá o lançamento simultâneo de dois livros, que estarão à venda no local a preço médio de R$ 30. Os autores das obras também vão participar da mesa.

O primeiro livro, Branquitude & Televisão – a nova África (?) na TV pública, é de autoria de Richard Santos, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Ele ajudou nos primeiros cinco anos a montar a TV Brasil, produzindo reportagens e apresentando o programa “Nova África”.

O segundo, “Racistas São os Outros – contribuição ao debate lusotropicalista em África, Brasil e Portugal”, traz textos sobre a temática escritos por dez autores nacionais de países do continente africano, portugueses e brasileiros. Foi organizado por Danila de Jesus, jornalista e doutoranda do Pós-Cultura da UFBA, Maria Margarida Marques, coordenadora do doutoramento em Migrações da Universidade Nova de Lisboa, e Fernando Conceição, da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Serviço
O quê: Mesa redonda “Branquitude e Televisão/Racistas São os Outros”
Quando: Sexta-feira (27), das 18h às 20h30
Onde: Ceao – Centro de Estudos Afro-Orientais, Largo 2 de Julho, Centro
Quanto: Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *