Repórter em pauta: o dia a dia dos profissionais de jornalismo

por Beatriz Bulhões

Chegar na redação, procurar pauta, escrever pauta, apurar, procurar fontes, entrevistar, escrever o texto, editar, e, finalmente, publicar. Uma vida cansativa, mas, na maior parte do tempo, gratificante: cada dia uma história nova para investigar e divulgar. Não é à toa que hoje é dia de homenagem a eles: os repórteres.

Ao colar grau em jornalismo, é preciso jurar  “garantir principalmente o direito do cidadão à informação”. Ao repórter, cabe não só garantir esse direito como também verificar toda e qualquer informação antes de serem veiculadas. Para esses profissionais, faça chuva ou faça sol, é preciso sair para coletar informações. Por isso, todo repórter é jornalista – mas nem todo jornalista é repórter.

dia-do-repórter

“Não fazemos a matéria pensando na gente, fazemos a matéria pensando no leitor”, resume Juliana Montanha, repórter de economia do jornal CORREIO*. Mais importante do que ver a matéria bem feita, publicada e ganhando destaque, é descobrir que, por meio de palavras, foi possível mudar a vida de alguém.

Como em toda profissão, nem tudo são flores. Notícias falsas, publicadas em sites não confiáveis, e que são compartilhadas por diversos portais, somados a prazos curtos e salários ainda menores, desmistificam o glamour do ofício e acaba desanimando até os repórteres mais experientes. “Tem também a estrutura montada por grandes agências de comunicação para impedir o trabalho jornalístico, a falta de visão dos donos das empresas jornalísticas, e, claro, a péssima qualidade do cafezinho servido nas redações”, confessa Flávio Costa, repórter do UOL Noticías.

Por outro lado, repórteres têm oportunidades que poucos conseguem alcançar: conhecer artistas, garantir lugares em eventos como a Copa do Mundo, viajar para lugares remotos, participar de reuniões importantes, e, principalmente, saber as novidades antes de todo mundo. O jornalista Lucas Cunha contou algumas de suas façanhas como chefe de reportagem do Bahia Noticias e, atualmente, repórter do site Toda Bahia:  “Fiz entrevistas muito bacana com pessoas como Walter Salles, Fernando Meirelles, Selton Mello, até mesmo o Hugh Jackman”, relatou.

Mas, para chegar a esse patamar, é preciso ralar muito. “Todo mundo quer fazer notícias, mas temos que pensar o jornalismo com responsabilidade”, explica Eric Luis Carvalho, ex repórter de esporte da Rede Bahia. Afinal, cada matéria pode influenciar de variadas maneiras o público que atinge. Do mesmo modo, cada matéria feita atinge o repórter, seja por sua dificuldade, sua inovação, ou, principalmente, sua repercussão.

Confira algumas das histórias marcantes desses profissionais que fazem notícias, clicando nas fotografias abaixo.

bot-eric bot-flavio bot-juliana bot-lucas

Um comentário em “Repórter em pauta: o dia a dia dos profissionais de jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *