Digitalia discute cenário musical e digital até amanhã

logo-Digitalia-2

Por Marília Moura*

 

O Congresso Internacional de Música e Cultura Digital (Digitalia) acontece em Salvador até 4 de fevereiro, com propostas de trabalhos que se enquadram nas modalidades: apresentação de artigo científico, mesa temática (formada por 3 a 5 pessoas), workshop, trabalho técnico, relato de experiência, encontro de rede, comunicação livre, performance e apresentação artística. Veja a programação que ocorre em diversos locais da cidade de Salvador.

 

O Congresso é uma realização da comunidade online Audiosfera e tem como público-alvo artistas, produtores, pesquisadores e pessoas interessadas na relação entre música e cultura digital. Durante quatro dias, serão realizadas atividades como conferências, oficinas e cursos; apresentações de trabalho de diversas modalidades; desenvolvimento de produtos e plataformas para música online; geração de conteúdo para difusão, via WEB, a exemplo de textos e músicas produzidas de modo colaborativo pelos participantes do Digitalia e promoção de intervenções musicais e multimídia.

 

Os trabalhos apresentados no evento abordam temas relacionados a aspectos gerais da música online (evolução, estado da arte, estudos de caso, reconfigurações da cadeia de produção musical e da indústria fonográfica, entre outros), à economia da música online (produção, consumo, formas de remuneração e modelos de negócios), aos direitos autorais e sua relação com a música e cultura digital (implicações legais da música online e modalidades de flexibilização dos direitos autorais diante do novo contexto sócio tecnológico) e inovações na música e cultura digital (análise de processos, sistemas e tecnologias emergentes). O Digitalia também possui uma linha de trabalhos denominada Transversalidades, que acolhe propostas relacionadas a processos e linguagens transversais à música online, como games, moda, juventude, gênero, políticas, performances e apresentações artísticas.

O formulário de inscrição e mais informações estão disponíveis no site do Digitalia.

 

AUDIOSFERA – A comunidade online Audiosfera é uma rede social voltada para interessados na relação entre música e cultura digital, que ultrapassa o ambiente acadêmico e tenta articular os diversos atores envolvidos na organização da música online. A comunidade está vinculada ao grupo de pesquisa homônimo, sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (IHAC/Ufba). O grupo é formado por pesquisadores, estudantes, músicos, produtores, técnicos e pessoas que se interessam por música online.

 

O grupo de pesquisa Audiosfera desenvolve um trabalho de investigação das condições de produção, organização, circulação e consumo da música na contemporaneidade, sobretudo no ambiente das redes, sob a perspectiva da comunicação, da cultura e da tecnologia. A rede social, que serve de apoio ao grupo, possui uma biblioteca virtual e uma base de informações gratuitas, constituindo um ambiente de compartilhamento de dados, textos e imagens. Através da comunidade online, também é possível assistir à transmissão dos encontros presenciais do grupo de pesquisa.

 

Serviço

O quê: Digitalia Quando: até 04 de fevereiro Onde: veja programação Quanto: Grátis

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *