EDUFBA entrevista compositor e pesquisador Paulo Costa Lima

*Por Daniele Marques – estagiária da Editora da Universidade Federal da Bahia | Matéria originalmente publicada em janeiro de 2013

Na última semana, em 13 de janeiro, o compositor, pesquisador e professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Paulo Costa Lima foi eleito para ocupar a cadeira de número 21 da Academia Brasileira de Música. Costa Lima, além de ter escrito diversas obras musicais performadas nacional e internacionalmente,  além de ter diversos títulos publicados como partituras, gravações de obras e artigos em periódicos nacionais e internacionais, é autor de duas obras publicadas pela Edufba: “Invenção e Memória: navegação de palavras em crônicas” e “Ensaios sobre música e adjacênciasMúsica popular e adjacências” .  Em janeiro de 2013, nesse mesmo período do ano Costa Lima concedeu entrevista à Editora da Universidade Federal da Bahia com o propósito de homenagear o Dia Mundial do Compositor, celebrado em 15 de janeiro.

A entrevista versa sobre sua trajetória profissional, as duas obras de sua autoria que foram lançadas pela EDUFBA em 2012 e seus futuros projetos. Confira:

Edufba – O senhor se graduou em Composição pela University of Illinois at Urbana-Champaign, nos Estados Unidos. O que o motivou a estudar fora do Brasil?

Paulo Costa Lima – Bem, é claro que tem a neve, o natal branco e todos os rituais dos povos desenvolvidos. Ou seja, a ideologia perversa de que o espetáculo da civilização acontece alhures. Tem também a torta de maçã e o cinammon roll, que, por sinal, ainda não chegou na Bahia. Mas há também bibliotecas irretocáveis, músicos treinados nos melhores centros do mundo, um outro patamar de competitividade, o mundo do conhecimento musical registrado em inglês. Portanto: uma consciência de que as transformações daqui dependem em certa medida de uma navegação abrangente. Foi na Universidade de Illinois que estudei e fui orientado por Herbert Brün, um judeu-alemão fugido de Berlim em 1936 e paranóico com relação ao fascismo dos nossos dias, uma ditadura disfarçada, embutida no cotidiano e na comercialização extrema de tudo, um cara de pensamento inovador e revolucionário. O diálogo e pororoca entre esses discursos e os dos baianos Ernst Widmer e Jamary Oliveira foi a base da minha perspectiva como criador de conhecimento chamado música.

Edufba – Conte-nos como se deu a sua aproximação com a música e como surgiu o interesse em estudá-la.

Costa Lima – Tinha 6 anos e a professora Rachel Lopes Costa da Getúlio Vargas, no Barbalho (sempre estudei em escola pública, podem ser muito boas), perguntou quem queria participar da apresentação de final de ano. Eu prontamente me inscrevi para cantar ‘Mulata Assanhada’, sucesso de Elza Soares em 1961. Houve um rápido teste pra ver o que é que era mesmo e fui aceito, inclusive com a coreografia. Com quem aprendi a sambar? Não sei, talvez com Dira recém-chegada do Recôncavo, ela e Nadinha trabalhavam lá em casa e deviam ser bambas em samba-de-roda. O fato é que sabia sambar aos 6 anos. Ou quem sabe foi antes disso, vendo Tutu, moleca, dançar ‘tira a mão do paco-paco e bota a mão na flor’ (o que seria a Bahia sem essa dança do ‘paco-paco’?). Depois toquei maracas junto com meu irmão na canção BatMasterson num show beneficente, e aprendi ‘e que tudo mais vá para o inferno’ de Roberto Carlos, isso em 1965, já envolvido com os acordes de um violão popular, emprestado pela vizinha e recauchutado por ‘Paizinho’, um marceneiro negro e alto de sorriso enorme, que trabalhava no Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais e que acabou nos ensinando o ‘bestetu’, um método infalível de aprender violão. Morava na Lapinha e existia a trama da comunidade de vizinhos, coisa que a classe mais média desconhece.

Daí para a bossa nova e a música nova de Smetak e Compositores da Bahia foi apenas um tropeço. Aos 14 anos, já morando em Brotas e estudando no saudoso Colégio de Aplicação, queria aprender piano desesperadamente, entrei para os Seminários, era 1969. Ouvi neste mesmo ano a obra ‘Navios Negreiros’ do compositor baiano Milton Gomes (com texto de Castro Alves) e fiquei marcado pela presença dos atabaques naquela peça. E houve, claro, a paixão pelo 3º Concerto Brandemburguês de J.S.Bach, pela 3ª de Beethoven e de Brahms… Vivi intensamente todos esses anos de lá pra cá, acompanhando tudo que acontecia, e fiz alma de compositor (durante um bom tempo queria mesmo era ser violoncelista, e dediquei muitas horas de dedilhado musical-sensual a este instrumento divino, mas bem se sabe, quase todos são divinos e sensuais, basta se dedicar). Minha vida como compositor foi profundamente marcada por essa aspiração de intérprete, pelo prazer musical visto da perspectiva do intérprete, algo que pode ser bastante perigoso, pegajoso, retrô, mas que também pode ser coisa viva e inesperada. Vivo esses tipos de desafio, e talvez por isso me dê tão bem com os que interpretam minha música.

Edufba – Em 2012 o senhor lançou pela EDUFBA dois livros: Música popular e outras adjacências… e Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino. Como foi o processo de concepção destas obras?

Paulo Costa Lima – O processo do primeiro foi simplesmente aleatório, é uma coletânea de crônicas que priorizam a música como temática, mas vão em lugares bem longínquos como uma análise vivencial do shopping, ou uma reflexão sobre a violência como atrativo cultural. O segundo livro, fruto da minha pesquisa junto ao CNPQ/UFBA e vida, foi desenhado passo a passo. São muito distintos os processos, um surgiu por acumulação, temas meio que aleatórios abordados a cada semana e depois selecionados para compor o livro. O outro teve objetivos e metodologias, mas acabou desembocando nesse filão da interface prática e teoria do compor, ao qual pretendo dedicar os próximos trabalhos. A prática é teoria, a teoria é prática, nós compositores vivemos desse regno e interregno.

Foto: Reprodução Fundação Pedro Calmon
Foto: Reprodução Fundação Pedro Calmon

Edufba – Em Música popular e outras adjacências…, o senhor trata da relação entre cultura e arte, sobre a questão da autenticidade, e também identifica o processo de composição de algumas obras musicais, como Águas de março, de Tom Jobim e Expresso 2222 de Gilberto Gil. Conte-nos que critérios o senhor utilizou para a escolha destas músicas.

Costa Lima – Quero mostrar que é possível analisar sutilezas recônditas nas melhores canções brasileiras. E que o pensador de música tem aí também um campo de construção. Dessa forma, coloco-me sutilmente contra os muito empertigados que renegam a chamada música popular como recanto acadêmico, mas também tiro sarro dos muito populares que pensam que sabem tudo sobre os seus lânguidos uivos em direção da lua. Escolhi canções que conhecia relativamente bem, e que traziam a possibilidade de montar essa confusão criativa que acabei de descrever. Mas como você bem observa, o livro está cheio de crônicas sobre outras adjacências, outros campos discursivos, outras aventuras. É que a linguagem vira composição e cabe ao compositor mostrar que a linguagem serve menos para comunicar do que como ferramenta de auscultação do mundo, daquilo que ainda não existe.  

Edufba – Sua lista de obras inclui um grande número de composições que vêm recebendo execuções constantes no Brasil e em diversos outros países, como Argentina, França, Inglaterra e Japão. Como é, para o senhor, receber este reconhecimento?

Costa Lima – Ser compositor é estar preparado para fazer as coisas com reconhecimento zero. Isso fica cada vez mais difícil numa sociedade pavloviana como a nossa, toda pautada por premiações e punições. Se o reconhecimento for apenas o reflexo de uma salivação apurada de cachorros criadores de música, então ele é o fim, o fim da própria esperança de criação. Ora, então caberia ao compositor dizer — “o reconhecimento que se fôda…” — torcendo levemente o vernáculo. O que não o impede de buscá-lo. Ou seja: “o reconhecimento que se fôda, mas queremos ser reconhecidos” – vivemos muitas vezes esse paradoxo, e a forma como cada um resolve essa inhanha já é um dos grandes temas da criação em nossos dias. Para complicar um pouco, a ausência de reconhecimento, o caráter hermético de uma determinada obra ou estilo, não é nenhuma garantia de qualidade, pode simplesmente significar que a música/arte é mesmo péssima. Mas, se não for mera salivação o reconhecimento pode ser uma das coisas mais nobres que existe, pode representar uma construção compartilhada de autonomia: autonomia de se relacionar com o belo, com as metáforas do mundo e da sociedade. Portanto, o reconhecimento permanece como campo de emoções e de ambigüidade, como espaço de luta e de auto-crítica. Esse é um tema que afeta todas as atividades ligadas ao conhecimento, vale lembrar: o mérito é político — e por isso deixo sua intensidade marcada com o palavrão do início, sinal da paixão que desencadeia e de que o texto também é composição, com regras, limites e transgressões.

E já que vivemos nesse lugar ideológico chamado Brasil (e Bahia) onde o espetáculo da civilização coincide com o natal branco, poder ter uma obra executada no Carnegie Hall de New York, na MusikHaus de Berlim, no Lincoln Center ou mesmo na Sala São Paulo, é um trunfo nessa luta política pela afirmação de caminhos de criação e de busca de autonomia cultural.

O compor é compulsão, dizia Widmer. É mais que isso, por que não é apenas um automatismo, é da ordem da plasmação de uma consciência de que esse é o caminho que vale a pena seguir, um humanismo apaixonado, e ‘ai se eu te pego’ é outra coisa. Será que é verdade? Ou haveria em ‘ai, se eu te pego’ elementos que permitiriam uma renovação do humanismo e da composição chamada erudita? É uma questão que deixo para os nossos/seus leitores. O fato é que música é uma coisa estranha e encantadora: todos pensam que sabem muito sobre o assunto, a ideia de um profissional que sabe mais música do que as pessoas em geral é quase um absurdo, pois todos confiam cegamente em suas sensibilidades.

Edufba – Quais são os seus próximos projetos?

Costa Lima – Cheguei ao op. 99… preciso bolar uma coisa que mereça o nome de op. 100. Lindembergue Cardoso fez uma Sinfonia (sua única) e eu ainda não sei o que farei. Talvez queime 50 obras, porque aí ficaria apenas com 50, e a próxima seria a 51, apenas uma ‘boa ideia’. Outra possibilidade seria reiniciar do op. 1 re-escrevendo tudo, como se estivéssemos naquele filme do ‘dia da marmota’ onde tudo acontece de novo a cada dia. Faria versões de mim mesmo. O ideal seria ter sete vidas que nem um gato. Preciso levar a sério as idéias de reencarnação e construir alguma coisa a partir delas.

Edufba – Deixe uma mensagem para os leitores da EDUFBA.

Costa Lima – “Estamos aqui para tentar” — Cf. Edgard Santos, aliás desculpe, Navarro.

A matéria foi publicada originalmente em janeiro de 2013 no site da EDUFBA.

 

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