Encontro da rede PANC na Bahia acontece até esta sexta na UFBA

A ideia é promover uma articulação interdisciplinar em prol do consumo e cultivo dessas hortaliças

Por Madson Souza

Você já ouviu falar do PANC? Não, eu não estava tentando escrever punks. PANC é sigla para “Plantas Alimentícias não Convencionais”. Até esta sexta (13), ocorrerá o 1º encontro da rede na Bahia, no IBIO (Instituto de Biologia) da UFBA. 

A ideia é reunir pessoas das mais diferentes áreas, como agronomia, nutrição, botânica e outras, para promover o cultivo e consumo destes alimento. Inscrições podem ser feitas em www.encontropancba.ufba.br.

O evento terá mesas redondas, grupos de debates, visitas técnicas, oficinas gastronômicas e até feira de troca de mudas e sementes. O público poderá trocar 10 unidades de garrafas pets ou de alumínio, limpas e secas no stand da Sumai (Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA) por uma muda de planta. 

Essas raízes, frutos ou folhas não convencionais são provenientes do constante processo de intercâmbio de plantas durante o período colonial. E, para alguns o maior uso e cultivo delas podem contribuir para uma construção de sistemas mais sustentáveis. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *