Enecult virtual lança 10 livros com temas científicos e culturais

Exemplares estão disponíveis com descontos e gratuitos

Laiz Menezes

Com temáticas que vão desde a história de Manaus, contada em versos, até estudos étnicos e raciais, a 16ª edição do Enecult, em parceria com a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e com a Associação Brasileira de Editoras (Abeu), lançou virtualmente 10 livros da Abeu. Os exemplares estão disponíveis com descontos e gratuitos no site. Além dessa plataforma, as obras também foram divulgadas em vídeos no YouTube com os autores e organizadores. 

O evento incentiva essa indústria e ainda dá a oportunidade de pessoas poderem ter acesso a esses conteúdos com um preço mais baixo. 

Conheça mais sobre os livros que foram lançados: 

“MST e UNIVERSIDADE: Espaço de Tradução, Ecologia de Saberes e Justiça Cognitiva”, de Marcos Moraes Valença. O livro mostra o encontro entre a universidade pública brasileira e o movimento social do campo em cursos de pós-graduação. O autor explica que “essas duas culturas, que por muito tempo ficaram tão distantes uma da outra, reconhecem que já foram inimigas e que hoje se tornaram parceiras”. 

“A construção da notícia: interseções entre jornalismo e comunicação estratégica”, de Claudiane Carvalho. O livro analisa a construção da notícia na junção entre jornalismo e comunicação estratégica. A autora explicou que o exemplar é resultado da sua tese de doutorado. “A obra traz uma discussão que eu creio que seja importante para o momento (de pandemia). Para conduzir o leitor nesse processo, nessa busca pela compreensão da notícia, o livro foi dividido em quatro partes. Em cada início dessas seções tem uma espécie de bússola, coordenadas, que dizem ao leitor o que ele encontrará no percurso”. 

“Cultura é Território”, organizado por Lia Baron e Juliana Carneiro. O livro reúne 10 artigos inéditos, escritos por 13 autores, entre professores, pesquisadores e gestores. O exemplar faz parte da coleção a_ponte, um conjunto de iniciativas da Prefeitura de Niterói para o fortalecimento de reflexões, pesquisas e debates sobre a cultura brasileira e suas interlocuções com as políticas voltadas para o setor. “A obra tem como tema territorialidade, uma temática muito em voga nessa segunda década do século XXI no Brasil, tanto no ambiente da gestão cultural”, afirmou Lia. 

“Diversidade Cultural e Desenvolvimento sustentável”, organizado por José Márcio Barros. O livro conta com seis textos que abordam questões conceituais e metodológicas sobre a relação entre diversidade cultural e desenvolvimento sustentável. Segundo Barros, “O exemplar traz questões pertinentes, que são importantes, especialmente nesse contexto da pandemia. Esses questionamentos sobre o modelo de desenvolvimento que nos trouxe a essa situação fazem muito sentido para nossa leitura e reflexão”. 

“Durações e Redes de Fluxos no Cenário Cultural Contemporâneo: mercados, memória e consumo”, organizado por Edson Farias e Salete Nery. O livro tem nove capítulos e busca alternativas analíticas para um fenômeno importante atual: os processos de ressignificação de memórias, em que prevalecem a lógica de dos usos de bens e serviços na sociedade consumidora. “A operacionalidade dessa lógica define, de algum modo, esse condicionante importante que é a sociedade de consumidores”, disse Farias.

“Lampião em cena: criatividade na cultura visual do cangaço”, de Germana Gonçalves de Araujo. A autora explicou que o livro trata da construção da aparência do cangaceiro Lampião como jogo de cena e exercício de poder. “Essa imagem de Lampião tinha o propósito de ser convincente e gerar audiência para determinados públicos”, explicou. 

“Manaus em Poesia”, de Evany Nascimento. O livro apresenta uma cidade que conta sua própria história, em versos, desde o princípio da formação urbana e revela aspectos culturais a partir das populações que compõem a sua gente. “Além de atender essa intencionalidade de um material próprio para ser usado em escolas, a obra também atende leituras de diferentes faixas etárias e de quem queira conhecer um pouco sobre a história da cidade de Manaus”, comenta a autora.

“Memória e Sensibilidade na Cultura Contemporânea”, organizado por Renata Pitombo Cidreira. Os temas desse livro são abrangentes e espelham a diversidade que grandes temas como a cultura, a sensibilidade e a memória suscitam, sempre perpassadas e ancoradas num corpo. É um ebook está sendo distribuído gratuitamente. Renata explicou que “A obra resulta do 4° Congresso Internacional sobre culturas que ocorreu em 2018 na cidade histórica de Cachoeira. Ele é fruto da parceria entre universidades que comungam esse tesouro, que é a língua portuguesa”. 

“Representações, linguagens e políticas públicas: afro-brasileiros e povos indígenas no Brasil”, organizado por Paula Cristina da Silva Barreto, Cloves Luiz Pereira Oliveira, Rebeca Sobral Freire. A obra promove a discussão de diversos segmentos acerca das temáticas dos estudos étnicos e raciais. “O livro é um registro da produção acadêmica de jovens pesquisadores, oriundo de diversas áreas das ciências humanas e da área de estudo de gênero e raça”, explicou Cloves Luiz. 

“Tropifagia – Comendo o País Tropical”, de Thiago Pondé de Oliveira e Aline Andrade de Carvalho. Nesse livro  o passado, presente e futuro se misturam em narrativas de Brasis possíveis que sempre estiveram em disputa. “O livro traz uma perspectiva histórica, com as contribuições e reflexões da antropofagia, da tropicália e do Cultura Viva,  para pensar o Brasil de hoje. E o Cultura Viva não é apenas um programa de governo, na nossa concepção, é um modo de fazer cultura e fazer política de baixo para cima (dos pobres para os ricos)”, afirmou Aline.

Confira como foi o lançamento online:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *