UFBA promove formação em raça, etnia, gênero e sexualidade

“É uma estratégia de criação de espaços de discussão que promovam a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos e a diversidade na Universidade”, aponta Iole Vanin

Por Yananda Lima

Acontecerá nesta terça-feira (29/03) às 9h, na sala de conferências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal Bahia, a abertura do Programa de Capacitação para Promoção da Igualdade Racial e de Gênero e do Respeito à Diversidade Sexual na Gestão Universitária (PRGD).

Iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, através da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), em conjunto com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, através da Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade (CAAED), o programa tem como objetivo a promoção de uma formação básica em raça, etnia, gênero e sexualidade, voltada aos docentes e técnicos-administrativos da UFBA.

De acordo com Iole Vanin, Coordenadora de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Proae, o curso apareceu como resposta a uma demanda geral da UFBA, sobretudo da comunidade estudantil. “O programa propõe um espaço de reflexão acerca dos estereótipos, preconceitos e discriminações que podem estar – ou estão – no cotidiano das instituições, inclusive das instituições universitárias”, aponta.

A capacitação ocorrerá através de aulas presenciais ministradas por pesquisadores das várias áreas de conhecimento, ligados a núcleos e grupos de estudos da Universidade Federal da Bahia. Com carga horária total de 100 horas, o programa contará com cursos de Gênero e Relações de Gênero na Gestão Universitária (40h), Raça, Etnia e Relações Raciais na Gestão Universitária (40h) e A Gestão Pública e o Nome Social (20h).

Segundo informações da Agenda da UFBA, serão oferecidas 2 turmas de até 100 vagas. A primeira turma terá aulas de 05/04 a 13/09/2016, às terças-feiras, de 8h às 12h, na sala de treinamento da CDH, no campus de Ondina, e as aulas da segunda turma começarão no dia 07/04, indo até o dia 06/10, às quintas-feiras, de 13h30 às 17h30, na sala de conferências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, em São Lázaro.

Os docentes e técnicos-administrativos participantes do programa receberão certificado emitido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP), inclusive visando a progressão funcional, como afirma a Coordenadora de Ações Afirmativas.

De acordo com Iole Vanin, os interessados no curso não precisarão se preocupar com a conciliação das aulas com o trabalho, mesmo que ocorram simultaneamente. “O chefe imediato autorizará a inscrição. O próprio sistema encaminhará [a solicitação de participação] para o chefe imediato, e ele, a par do curso e da sua importância (estamos fazendo gestão em relação a isso) liberará o funcionário”,  afirma.

A palestra de abertura que ocorrerá nesta terça-feira (29), terá como tema “A importância das ações afirmativas na formação do corpo técnico-administrativo e docente da UFBA” e será ministrada pela Profa. Dra. Rosângela Araújo, da Faculdade de Educação e coordenadora do NEIM.

As inscrições para participação no Programa de Capacitação para Promoção da Igualdade Racial e de Gênero e do Respeito à Diversidade Sexual na Gestão Universitária (PRGD) devem ser feitas até o dia 29/03, através do Portal de Capacitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *