Galeria Cañizares recebe exposição artística “DesAlinho”

A mostra retrata as experiências de alunos e professores durante um roteiro cultural 

Por Lua Gama

A Escola de Belas Artes da UFBA (EBA) abre na próxima segunda-feira (11) a exposição coletiva DesAlinho, que apresenta as experiências vividas por alunos e professores da instituição em uma viagem cultural realizada em 2018. A exposição será aberta ao público às 17h, na Galeria Cañizares, localizada na EBA. A visitação ocorrerá entre os dias 12 e 20 de março, de segunda a sexta, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

A exposição apresenta registros e desdobramentos artísticos a partir das experiências vivenciadas por alunos e professores da EBA durante a viagem para o II Encontro de Artes EBA/UFBA – IA/UNESP,  realizada entre 8 e 18 de novembro de 2018, com apoio da Escola de Belas Artes e da PROEXT – UFBA. A viagem foi composta por 41 estudantes da EBA e os docentes Cristiano Piton, Inês Linke e Ricardo Bezerra. O roteiro da viagem contemplou também visitas à 33° Bienal de São Paulo – SP, cidades históricas de Ouro Preto, Congonhas do Campo, São João Del Rei e ao Instituto Inhotim em Minas Gerais – MG.

DesAlinho procura costurar roteiros dentro de roteiros, viagens que se desdobram sobre si mesmas, sejam em suas Rotas Internas, nos documentos de Passagemou  (In)trânsito. Essa ‘colcha’ costurada com percursos e visões pessoais é o que organiza a exposição coletiva, criadora de sentidos transformados.

As obras – selecionadas e organizadas expograficamente pelos próprios alunos -, revelam diferentes visões sobre as experiências do percurso; visões essas que resultaram numa expografia de alinhamentos ‘desorganizados’, reunindo diferentes técnicas e materiais. As obras contam suas próprias histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *