Galeria Cañizares recebe exposição Urban Sketchers Brasil

Diversos desenhos que retratam o cotidiano urbano serão expostos na mostra

Por Luana Gama

Quem se interessa por desenhos de rua terá a oportunidade de visitar algumas dessas obras a partir da próxima segunda-feira (3). Estará aberta ao público mais uma edição do Circuito De Exposições Urban Sketchers Brasil. O evento será na Galeria Cañizares, que fica na Escola de Belas da UFBA, no Canela. A visitação será de segunda a sexta, das 9h às 18h, até o dia 18 de setembro.

O evento será gratuito e faz parte da programação do III Encontro Nacional USK Brasil Salvador 2018. A curadoria ficará por conta da professora da EBA, Alejandra Muñoz.

A ideia do circuito é que o visitante reconheça alguns lugares já vivenciados e que também conheça outros novos, por meio dos desenhos. Além de admirar as obras, o público será incentivado a produzir seus próprios registros, usando uma diversidade de  técnicas e olhares que o conjunto da mostra proporcionará.

Além disso, a mostra propõe a discussão da arte que transita entre uma maior elaboração artística pictórica e erudita com características despretensiosas próxima do hobby. Será exposto na mostra as produções de vários USKs brasileiros.

O USK (Urban Sketchers) é uma comunidade global sem fins lucrativos que, desde 2008, reúne várias pessoas ao redor do mundo que tenham interesse em produzir e compartilhar desenhos de locação, ou seja, desenhos criados a partir da observação do artista com o mundo. Geralmente são desenhos que contam histórias do dia a dia de lugares, viagens e que são registros do tempo e do lugar.

No grupo não existe uma técnica artística a ser seguida, deixando o artista livre para criar as obras utilizando e adaptando várias tipos de arte. Os artistas não só compartilham as obras, como também as narrativas e as circunstâncias em que os desenhos foram criados. Além das inúmeras sessões coletivas e encontros de desenho, o grupo também promove simpósios ao redor do mundo.

Encontro nacional
Além da exposição, Salvador também vai sediar o III Encontro Nacional do Urban Sketchers Brasil será realizado de 6 a 9 de setembro. A estimativa é que estejam presentes cerca de 200 congressistas, e conta com o apoio da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Escola de Belas Artes UFBA, dentre outros.

Quem quiser participar do encontro, pode se inscrever através do site www.sympla.com.br. Para mais informações, acessar a página do grupo no facebook facebook.com/uskbrasilsalvador2018. Confira abaixo a programação completa do circuito de exposições.

Confira a programação completa:
Circuito De Exposições Urban Sketchers Brasil

Tema: O Desenho de Rua
Abertura: 3 de Setembro
Horário: Das 17h às 21h
Local: Galeria Cañizares

Tema: A Comunidade USK Brasil
Abertura: 4 de Setembro
Horário: Das 17h às 21h
Local: Foyer do TCA

Tema: Sketchers de Viagem e Arquitetura
Abertura: 5 de Setembro
Horário: Das 17h às 21h
Local: Galeria do Goethe-Institut

Abertura oficial do encontro
Data: 6 de Setembro
Horário: Das 15h às 17h
Local: Foyer do Teatro Castro Alves

Evento: #SketchAcarajé
Local: Largo de Santana e Largo da baiana Dinha –  Rio Vermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *