Oliver Stuenkel apresenta livro sobre Nova Ordem Mundial durante conferência na UFBA

Livro trata das consequências globais sobre a ascensão das potências emergentes

Por Luana Gama

A UFBA vai receber o lançamento do livro “O Mundo Pós-Ocidental: potências emergentes e a nova ordem global” do professor da Fundação Getúlio Vargas, Oliver Stuenkel. O evento será dividido em duas sessões com o mesmo conteúdo, na próxima segunda (3): das 14h às 21h, e das 19h às 21h. O lançamento vai acontecer durante uma conferência, no auditório do PAF V, campus de Ondina da UFBA.

O livro aborda o futuro da política global e do surgimento de uma nova “ordem” mundial. Existe um consenso entre algumas pessoas que a ascensão das potências emergentes, lideradas pela China, trará incertezas e instabilidades sucessivas ao planeta. O autor traz no livro uma visão positiva sobre essa ascensão. Para ele, essa nova ordem será menos conturbada e violenta que a atual, e que o mais provável é que ocorra uma descentralização do poder político, econômico e militar.

Oliver Stuenkel é professor e pesquisador de Relações Internacionais, graduado pela Universidade de Valência, na Espanha. Possui Mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government de Harvard University e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. Atualmente trabalha como professor adjunto de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas – SP.

O evento será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais – PPGRI (IHAC/UFBA) em parceria com o Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *